2

Revelado pelo Atlético, João Pedro é convocado para Seleção Italiana

Meia-atacante do Cagliari teve aval da Fifa para defender a Azzurra, já que atuou pela equipe sub-17 do Brasil quando estava na base do Galo

24/01/2022 19:14 / atualizado em 24/01/2022 19:32
compartilhe
Nascido em Ipatinga, João Pedro (dir) foi revelado pelo Galo e se transformou em capitão do Cagliari
foto: Filippo Monteforte/AFP

Nascido em Ipatinga, João Pedro (dir) foi revelado pelo Galo e se transformou em capitão do Cagliari


A Seleção Italiana anunciou a lista de convocados para um período de teste entre os dias 26 e 28 de janeiro. Entre os 35 nomes, estão três que nasceram no Brasil. Um deles é o meia-atacante João Pedro, formado nas divisões de base do Atlético e que defende o Cagliari. Outros brasileiros relacionados são os zagueiros Rafael Tolói e Luiz Felipe.

Natural de Ipatinga, no Vale do Aço, João Pedro tem 29 anos e começou na base do Atlético. Em 2010, foi negociado com o Palermo, da Itália, teve passagens por Vitória de Guimarães-POR, Peñarol, Santos e Estoril-POR. O meia-atacante acabou vendido ao Cagliari em 2014, se firmou e é o capitão da equipe. Ele atuou com o zagueiro Uruguaio Godín, reforço do Galo para 2022, para o qual passou boas referências do clube alvinegro. 

Depois de se naturalizar italiano, João Pedro recebeu autorização da Fifa para defender a Seleção Italiana, já que ele atuou na equipe sub-17 do Brasil quando estava na base do Galo. O meia-atacante terá a primeira chance de se mostrar serviço sob o comando do técnico da Azzurra, Roberto Mancini.  

Campeão da Euro 2020, Rafael Tolói também integra a lista. O outro destaque é a volta de Mario Balotelli, que está jogando pelo Adana Demirspor, quarto colocado do Campeonato Turco. Há três anos sem figurar na lista, o polêmico atacante rodou por Olympique de Marselha, Brescia e Monza até chegar no time da Turquia.

A Itália entra em campo contra a Macedônia do Norte no dia 24 de março e, se vencer, enfrenta o vencedor do duelo entre Portugal e Turquia. Apenas uma das quatro seleções estará no Catar em novembro.



No Galo


João Pedro jogou apenas 15 partidas como profissional do Atlético, segundo estatísticas do Galo Digital. Todas ocorreram em 2010, quando o meia-atacante subiu da base. A estreia foi na vitória sobre o Athletico, por 3 a 1, em 23 de maio daquele ano, pelo Campeonato Brasileiro. A última participação com a camisa alvinegra foi no empate sem gols com o Flamengo, em 26 de agosto, também pela Série A. No grupo principal, ele ganhou quatro vezes, perdeu sete e saiu de campo com quatro empates. Em 2009, foi campeão da Taça BH de Futebol Júnior pelo Galinho.

Compartilhe