2

Diretor do Ajax deixa o cargo após relatos de assédio contra mulheres

Ex-jogador Marc Overmars disse 'estar envergonhado'

07/02/2022 11:04
compartilhe
Overmars ocupava o posto desde 2012 e havia sido reeleito para um novo mandato
foto: MAURICE VAN STEEN/ANP/AFP

Overmars ocupava o posto desde 2012 e havia sido reeleito para um novo mandato

O ex-jogador Marc Overmars deixou o cargo de diretor de futebol do Ajax neste domingo, após relatos de assédio contra mulheres que trabalhavam no clube holandês.



O time revelou, em nota oficial, que o próprio dirigente decidiu abandonar a equipe, depois de conversas com o ex-goleiro e atual CEO do Ajax, Edwin van der Sar. De acordo com a equipe, "uma série de mensagens inapropriadas enviadas a colegas mulheres durante um extenso período de tempo pesaram em sua decisão".

"Eu estou envergonhado. Na última semana, fui confrontado com relatos sobre o meu comportamento e como isso chegou aos outros. Infelizmente, não percebi que estava cruzando uma linha com isso, mas isso se tornou claro para mim nos dias recentes", afirmou Overmars ao site oficial do clube.

"Eu de repente senti uma enorme pressão. Peço desculpas. Certamente, para alguém na minha posição, este comportamento é inaceitável. Eu agora vejo isso também, mas é tarde mais. Não vejo outra opção a não ser deixar o Ajax. Isso também tem um grande impacto na minha situação privada. Por isso peço a todos que deixam a mim e minha família sozinhos", concluiu.

Com passagens por Arsenal e Barcelona, o ex-meia-atacante defendeu o Ajax de 1992 a 1997. Além disso, disputou duas Copas do Mundo com a seleção holandesa.

Overmars ocupava o posto desde 2012 e havia sido reeleito para um novo mandato, que se encerraria em 2026.

"Esta é uma situação dramática para todos que envolvidos. É devastador para as mulheres que tiveram que lidar com o comportamento. Quando soubemos disso, agimos imediatamente, deliberando com cuidado e pesando a melhor coisa a se fazer. Marc é provavelmente o melhor diretor de futebol que o Ajax teve. Nós renovamos e estendemos seu contrato por um motivo. Mas, infelizmente, ele passou do limite. Ele reconheceu que não havia como continuar como diretor. É extremamente doloroso para todo mundo. Quero expressar o desejo de que todos os envolvidos tenham paz e privacidade para processar isto", explicou Leen Meijaard, presidente da diretoria supervisora do Ajax.

Compartilhe