2

Querétaro x Atlas: briga de torcidas no México deixa ao menos 22 feridos

Relatos ainda apontam que 17 torcedores morreram no estádio em razão dos traumas, o que não foi confirmado pelas autoridades até o momento

06/03/2022 00:38 / atualizado em 06/03/2022 09:03
compartilhe
Jogo entre Querétaro e Atlas pela Liga MX foi suspenso após episódio de violência entre torcedores
foto: Reprodução/Fox Sports

Jogo entre Querétaro e Atlas pela Liga MX foi suspenso após episódio de violência entre torcedores


Cenas de selvageria, espancamento e quebradeira marcaram negativamente o jogo entre Querétaro e Atlas, neste sábado, pela nona rodada do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano.

A bola parou de rolar aos 17 minutos do segundo tempo, quando o time visitante vencia por 1 a 0 no estádio La Corregidora, em Querétaro, a 211 quilômetros da Cidade do México.

De acordo com a imprensa local, a briga teria começado nos corredores do estádio em meio à escassez de efetivo de segurança. Depois, espalhou-se pelas arquibancadas e finalmente no campo. Ao menos 22 pessoas ficaram feridas.

Relatos apontam que 17 torcedores morreram no estádio Corregidora em consequência dos traumas, o que não foi confirmado pelas autoridades até a atualização desta nota.

Alguns espectadores correram rumo ao gramado com o objetivo de fugir da confusão ou proteger familiares, enquanto os vândalos se armaram com barras de ferro, partiram para cima dos rivais e depredaram equipamentos - entre os quais o monitor do VAR.


Em imagens compartilhadas nas redes sociais foi possível ver dez ou mais indivíduos formando grupos para bater em um só alvo com chutes, socos, cadeiradas, pauladas e golpes de cinto.
 
Muitos torcedores que apanharam ficaram completamente ensanguentados e nem sequer tiveram forças para se levantar, enquanto outros desmaiaram à espera de socorro.

Além disso, os agressores aproveitaram a ocasião para roubar pertences das vítimas, como aparelhos celulares, dinheiro, par de tênis e até mesmo roupas.

Pelo Twitter, a Coordenação de Proteção Civil do Estado de Querétaro informou que nove de 22 pessoas feridas - todas do sexo masculino - foram encaminhadas ao Hospital Geral da cidade. Duas estão em estado grave. Segundo o órgão, não houve registro de mortes.

Usuários da rede social contestaram os dados do boletim com base nos vídeos de homens desacordados, bastante machucados na cabeça e com poças de sangue no chão.

“Várias pessoas sem movimentos de respiração visíveis, outros com evidente TCE (traumatismo cranioencefálico) severo. Difícil crer nessas declarações da proteção civil de Querétaro”, escreveu o médico Isaac Chávez Diaz em seu perfil com 66 mil seguidores.


O governador do estado de Jalisco, Enrique Alfaro, colocou helicópteros à disposição para o transporte dos feridos do Atlas, além de forças policiais para escoltar os ônibus dos "hinchas" no caminho de volta a Guadalajara.

Em comunicado, o Atlas solicitou aos órgãos públicos pertinentes, à Liga BBVA MX e à Federação Mexicana de Futebol profunda investigação dos acontecimentos e punições aos criminosos.

O Querétaro também emitiu nota, na qual garantiu “estar em plena comunicação e coordenação com as autoridades para que se atue energicamente contra os responsáveis”.

Por causa do incidente em La Corregidora, o presidente da Liga MX, Mikel Arriola, anunciou a suspensão dos jogos restantes da nona rodada do Torneio Clausura.


O Atlas ocupa a sétima posição do campeonato, com 12 pontos, enquanto o Querétaro é o 12º, com oito. O líder é o Puebla, com 21.

A Liga MX tem dois campeões por ano. Em cada torneio, 18 clubes jogam em turno único, na qual o 1º ao 4º vão diretamente às quartas de final, e o 5º ao 12º disputam as quatro vagas restantes. Posteriormente, há confrontos de semifinal e final para definir o vencedor.

No Torneio Apertura, o Atlas levantou o troféu após avançar em segundo na primeira fase e bater Monterrey (quartas de final), Pumas (semifinal) e León (final) nos mata-matas. Já o Querétaro foi o 17º colocado, com 15 pontos.



Compartilhe