2

Ex-chanceler é retirado da Federação Alemã de Futebol por ligação com Putin

'Gerhard Schröder não concordou com os numerosos pedidos de condenação claros contra esta guerra', disse Rainer Koch, presidente interino da DFB

11/03/2022 12:59
compartilhe
Vladimir Putin e Gerhard Schröder em encontro
foto: Alexey DRUZHININ / SPUTNIK / AFP

Vladimir Putin e Gerhard Schröder em encontro



A Federação Alemã de Futebol (DFB) retirou, nesta sexta-feira(11), o status de membro honorário do ex-chanceler alemão Gerhard Schröder devido à sua proximidade com Vladimir Putin e com grandes grupos russos.

"O ataque da Rússia contra a Ucrânia é contrário ao direito internacional e, portanto, é incompatível com nossos valores", declarou Rainer Koch, presidente interino da DFB, à agência de notícias alemã SID, filial da AFP.

"Infelizmente, Gerhard Schröder não concordou com os numerosos pedidos de condenação claros contra esta guerra" acrescentou o dirigente da DFB, que havia dado a Schröder um ultimato para que abandonasse os postos que ocupa ou que renunciasse ao seu cargo na DFB.

Na quarta-feira, o Borussia Dortmund retirou do ex-chanceller seu título de membro de honra do clube pelas mesmas razões.

Aos 77 anos, Schröder não esconde a sua proximidade com o presidente russo Vladimir Putin. É presidente do conselho de administração da Rosneft, primeiro grupo de petróleo russo, e do comitê de acionistas do Nord Stream 2, o polêmico gasoduto russo-alemão.

A princípio, ainda tem previsto o seu ingresso, em junho, no conselho de vigilância da gigante do gás russa Gazprom.

Diferentemente de outros antigos líderes europeus com vínculos com grupos russos, como o francês François Fillon ou o italiano Matteo Renzi, Schröder não apresentou sua demissão dos cargos que ocupa.

Compartilhe