2

Liga dos Campeões: Benfica suporta pressão, vence Ajax na Holanda e avança

Time português elimina holandeses em Amsterdam e chegam às quartas de final após seis temporadas

15/03/2022 19:27
compartilhe
Everton Cebolinha comemora com os companheiros a classificação do Benfica fora de casa
foto: John Thys/AFP

Everton Cebolinha comemora com os companheiros a classificação do Benfica fora de casa

O Benfica está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, jogando fora de casa, na Holanda, os portugueses venceram o Ajax por 1 a 0 e conquistaram vaga na próxima fase do torneio. Em uma partida onde os donos da casa dominaram durante a maior parte do tempo, o uruguaio Darwin Núñez precisou de apenas uma bola para balançar as redes e selar a classificação.

O jogo da ida, em Lisboa, terminou empatado por 2 a 2 e, assim, a vitória benfiquista em Amsterdã deu aos portugueses a vitória por 3 a 2 no placar agregado.

Agora, o Benfica volta a campo no próximo domingo, às 15h (de Brasília), para receber o Estoril, pelo Campeonato Português. O Ajax, por sua vez, encara o Feyenoord, também no domingo, mas às 10h30, pelo Campeonato Holandês.

O JOGO


O primeiro tempo foi de domínio holandês. Jogando em casa, o Ajax não deixou o campo de ataque e chegou bem com Antony, Haller, Álvarez, Berghuis, Timber e Gravenberch. Os mandantes, porém, pecaram tanto pela má pontaria quanto pararam num inspirado Vlachodimos. Fim da primeira etapa em gols na Johan Cruijff Arena.

Na volta do intervalo, o jogo deu sinais de que ficaria mais equilibrado, com uma boa chance para os portugueses logo no início da segunda etapa, com Vertonghen. Na sequência, porém, o time da casa voltou a ficar com a bola nos pés e pressionar o Benfica, levando perigo em cabeçada de Antony.

No entanto, aos 31 minutos do segundo tempo, o que parecia improvável aconteceu. Gol do Benfica. O uruguaio Darwin Núñez esperou o jogo todo por uma bola para matar o duelo e recebeu após cobrança de falta na área, aonde antecipou o goleiro Onana e subiu mais alto que Timber para cabecear para o fundo das redes.

O Ajax foi para o tudo ou nada nos minutos finais e criou oportunidades, mas sofreu do mesmo problema que o atrapalhou o jogo todo: foi ineficaz na finalização das jogadas. No fim, Yaremchuk ainda teve a chance de ampliar para os portugueses, mas parou na defesa. Com isso, o placar seguiu 1 a 0 para o Benfica, que se classificou fora de casa.


Compartilhe