2

Inglaterra vence Alemanha e conquista Eurocopa feminina

Partida foi disputada no folclórico Estádio Wembley, em Londres, e teve público de mais de 87 mil pessoas

31/07/2022 22:22
compartilhe
Inglaterra bateu a Alemanha na prorrogação e levou o título da Eurocopa feminina em Wembley
foto: FRANCK FIFE / AFP

Inglaterra bateu a Alemanha na prorrogação e levou o título da Eurocopa feminina em Wembley

A Inglaterra conquistou neste domingo em casa a primeira Eurocopa feminina de sua história ao derrotar a Alemanha, oito vezes campeã da competição, por 2 a 1 na prorrogação em um estádio de Wembley lotado.

Diante de mais de 87.000 espectadores, um recorde no torneio, tanto masculino quanto feminino, Chloe Kelly marcou o gol da vitória das 'Leonas' aos 111 minutos.

No tempo regulamentar Ella Toone havia aberto o placar para a Inglaterra no segundo tempo (62) e Lina Magull empatou na reta final (79).

Ao infligir às alemãs sua primeira derrota em uma final de Euro depois de vencer 8 das 13 edições, as inglesas conquistaram os corações dos torcedores em todo o país durante todo o torneio.

Três anos depois de um Mundial-2019 na França que já dava sinais da trajetória ascendente do futebol feminino, e apesar da pandemia de covid-19, a Eurocopa da Inglaterra-2022 termina com um êxito indiscutível.

Um sucesso popular em primeiro lugar, comprovado pelos 87.192 espectadores nas arquibancadas na final, muito mais do que o recorde anterior para uma partida da Eurocopa Masculina, 79.115, para a final da edição de 1964 entre os anfitriões Espanha e a União Soviética (2-1).

O público total desta Euro, com 574.875 torcedores presentes nos estádios, também bateu a melhor marca da competição continental feminina, realizada há 5 anos na Holanda com 247.041 espectadores.

"Os números são extraordinários, mas a maior surpresa, para mim, são aqueles que estão surpresos que o futebol feminino esteja em tal nível", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, durante um fórum em Londres neste domingo.

A Alemanha pode lamentar ter sido privada desde as semifinais da sua atacante Klara Bühl (que testou positivo para covid) e, poucos minutos antes do pontapé inicial na decisão, da sua capitã e artilheira Alexandra Popp, devido a "problemas musculares" durante o aquecimento.

O chorado gol de Chloe Kelly, após um escanteio (111), não ficará na memória por sua beleza, mas entra na história do futebol inglês.

Compartilhe