2

Multicampeão, Ribéry oficializa aposentadoria aos 39 anos

Multicampeão, o francês é ídolo máximo do Bayern de Munique e defendia a Salernitana-ITA

21/10/2022 10:28 / atualizado em 21/10/2022 10:56
compartilhe
Multicampeão, o francês é ídolo máximo do Bayern de Munique e defendia a Salernitana-ITA
foto: Divulgação

Multicampeão, o francês é ídolo máximo do Bayern de Munique e defendia a Salernitana-ITA

 
Franck Ribéry oficializou, nesta sexta-feira (21/10), por meio das redes sociais, a sua aposentadoria do futebol profissional aos 39 anos. Multicampeão, o francês é ídolo máximo do Bayern de Munique e defendia a Salernitana-ITA.
 
 

"A bola para. Os sentimentos dentro de mim, não. Obrigado a todo mundo por essa grande aventura", publicou o jogador no Instagram, repetindo o trecho em francês, inglês, alemão e italiano.

Ribéry postou um vídeo repassando a sua carreira, iniciada em meados de 2000, ainda nas divisões inferiores da França. O agora ex-atacante falou que "chegou o seu momento" de deixar o futebol, agradeceu aos fãs e mencionou a questão física.

"Se pude jogar em alto nível por quase vinte anos e ter essa carreira, mesmo com os momentos difíceis, foi porque vocês sempre estiveram lá. Vocês me deram a força necessária para viver essa aventura incrível. Mas hoje, apesar dos esforços que fiz nos últimos três meses, a dor no meu joelho só piorou, e os médicos foram claros: não tenho mais escolha a não ser parar de jogar", explicou.

"É o fim de um capítulo, como jogador, mas não o fim da minha história profissional. Pode ter certeza disso. Então, até logo para o início de mais um belo capítulo. Amo vocês e, novamente, muito obrigado", concluiu Ribéry, emocionado.

Carreira de Ribéry


Ribéry foi revelado pelo modesto Boulogne e passou por Olympique Alès e Stade Brestois antes de chegar ao Metz, em 2004, para disputar a elite francesa pela primeira vez. Após se destacar, foi vendido para o Galatasaray e ficou na Turquia por um ano.

Em 2005, Ribéry se transferiu para o Olympique de Marselha, brilhou na Ligue 1 e disputou a Copa do Mundo do ano seguinte pela seleção francesa. Com as boas atuações, atraiu interesse do Bayern de Munique, que o comprou em 2007 por 30 milhões de euros (R$ 153 milhões atualmente).

Franck Ribéry ficou no time alemão por doze anos, conquistou todos os títulos possíveis e se tornou um dos maiores ídolos da história bávara. No total, ganhou nove Bundesligas, seis Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Protagonista em um ataque lendário com Robert Lewandowski, Arjen Robben e Thomas Muller, o francês disputou 425 jogos pelo Bayern, marcou 124 gols e deu 182 assistências.

O lendário atacante deixou o Bayern em 2019, quando acertou com a Fiorentina. Já em setembro de 2021, deu continuidade à sua carreira na Itália e passou a defender a modesta Salernitana, seu último clube. Nesta temporada, somou apenas duas partidas, com 96 minutos em campo.


Compartilhe