2

Relembre zebras e vitórias de brasileiros na semifinal do Mundial de Clubes

Apenas sete times brasileiro disputaram semi do torneio da Fifa, e três foram eliminados antes da decisão; nesta terça, Flamengo estreia na edição de 2022

07/02/2023 11:29 / atualizado em 07/02/2023 12:18
compartilhe
Em 2013, Atlético foi eliminado pelo Raja Casablanca na semifinal do Mundial; Ronaldinho foi tietado  pelos adversários ao final do jogo
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Em 2013, Atlético foi eliminado pelo Raja Casablanca na semifinal do Mundial; Ronaldinho foi tietado pelos adversários ao final do jogo

O Flamengo estreia nesta terça-feira (7) no Mundial de Clubes da Fifa, em duelo contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos. Esta é a décima participação do futebol brasileiro nesta etapa do torneio (relembre todas na galeria abaixo). Nas oportunidades anteriores, apenas três clubes do país não conseguiram avançar à grande final.

Brasileiros nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa



Ao todo, sete clubes brasileiros disputaram a semifinal mundial desde que o torneio foi reformulado, em 2005. Internacional, Atlético e Palmeiras são os únicos que foram eliminados antes da decisão.

O Flamengo, contra o mesmo Al-Hilal, passou pela semifinal em 2019. São Paulo, Corinthians, Santos e Grêmio compõem a lista dos brasileiros vitoriosos na semi do Mundial, assim como Inter e Palmeiras em anos anteriores. 

Quedas brasileiras


Campeão mundial em 2006, o Internacional protagonizou a primeira queda brasileira na semifinal do torneio da Fifa. Na edição de 2010, nos Emirados Árabes, o Colorado foi superado por 2 a 0 pelo Mazembe, do Congo, e perdeu a oportunidade de brigar pelo bi diante da Internazionale, que terminou com a taça. 

Em 2013, o Atlético caiu nas semifinais diante do Raja Casablanca. Anfitrião do Mundial, o time marroquino bateu o Galo campeão da Libertadores por 3 a 1, encerrando o sonho do time de Cuca, Ronaldinho Gaúcho e cia. Naquele ano, o Bayern de Munique foi o campeão. 

Em 2020, foi a vez do Palmeiras. O Verdão perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0, na edição realizada no Catar. Na final, os mexicanos pararam no Bayern, consagrado tetracampeão mundial. 




Compartilhe