2

Não é só o Napoli: confira as possíveis zebras na temporada europeia

Equipe italiana faturou a Serie A após mais de três décadas, e Toulouse faturou seu primeiro título da Copa da França

06/05/2023 06:00 / atualizado em 05/05/2023 23:54
compartilhe
Jogadores do Toulouse comemoram título da Copa da França, o primeiro da história do clube
foto: Reprodução/Twitter/@ToulouseFC

Jogadores do Toulouse comemoram título da Copa da França, o primeiro da história do clube


 
Quase 20 anos separam a atual temporada do ano de 2004, quando o futebol conheceu campeões inesperados por todo o mundo, como a Grécia na Eurocopa, o Porto na Ligas dos Campeões e o Once Caldas na Copa Libertadores. 
 
Nas próximas semanas o cenário pode se repetir, ao menos na Europa: para além do Napoli, que conquistou o Campeonato Italiano com folga, e o Toulouse, campeão da Copa da França pela segunda vez, outras torcidas pouco acostumadas com títulos verão seus clubes disputando finais no continente.
 
Bayern de Munique e Borussia Dortmund ausentes na final da Copa da Alemanha e a decisão francesa sem o PSG são alguns exemplos das zebras europeias em 2023. 

Possíveis campeões inesperados na Europa 

Campeonato Italiano: Napoli


Bicampeão italiano em 1986-87 e 1989-90, com Maradona e Careca, o Napoli conquistou seu terceiro título. Restando cinco jogos na Serie A, o time abriu vantagem de 16 pontos sobre a Lazio, vice-líder da competição, e garantiu a taça após um empate com a Udinese por 1 a 1. Artilheiro da equipe na temporada, Victor Osimhen marcou o gol que fez explodir de alegria a torcida napolitana.
 
 

Copa da França: Nantes 1 x 5 Toulouse


Nada do poderoso PSG ou dos rivais Olympique de Marseille e Lille na final da Copa da França. O confronto ocorreu entre Nantes, que buscava a quinta conquista da competição, e Toulouse, que nunca havia ganhado a taça. Logan Costa e Dallinga marcaram duas vezes cada, e Aboukhlal completou a goleada por 5 a 1, que deu o título ao Toulouse. Blas descontou para o Nantes.
 
 

Copa do Rei: Real Madrid x Osasuna - sábado (6/5)


O Osasuna terá, talvez, a tarefa mais difícil entre as possíveis zebras. O time de Pamplona, que jamais conquistou um título de expressão, enfrentará o Real Madrid na final da Copa do Rei.

Copa da Itália: Inter de Milão x Fiorentina (24/5)


A Fiorentina pode voltar a ser campeã após 22 anos de seca. Em 2001, o time de Nuno Gomes, Rui Costa e os brasileiros Amaral e Leandro Amaral venceu o Parma na final e ficou com o título da Copa da Itália. Desta vez, a Viola terá pela frente a Inter de Milão, que também se divide entre as semifinais da Liga dos Campeões e o Campeonato Italiano.

Copa da Alemanha: RB Leipzig x Frankfurt (3/6)


Se Bayern de Munique e Borussia Dortmund quiserem brigar por títulos no restante da temporada, terá de ser o da Bundesliga. Isto porque, na Copa da Alemanha, os dois gigantes já foram eliminados. RB Leipzig e Frankfurt definem o título.

Taça de Portugal: Braga x Porto (4/6)


A Taça de Portugal terá, no máximo, um dos três clubes mais tradicionais do país: o Porto, que venceu o jogo de ida das semifinais contra o Famalicão por 2 a 1, e decidirá a classificação em casa. Do outro lado estará o Braga, em busca do quarto título do torneio.

Compartilhe