2

Arsenal vence Newcastle e encosta no City; veja como foram os brasileiros

O Arsenal venceu mais uma fora de casa e chegou a 12 vitórias como visitante. Com o resultado, o time chega a 81 pontos e encosta no City na briga pelo título.

07/05/2023 14:30 / atualizado em 07/05/2023 14:49
compartilhe
Brasileiros Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus comemoram um dos gols que deu a vitória ao Arsenal
foto: Divulgação / Arsenal

Brasileiros Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus comemoram um dos gols que deu a vitória ao Arsenal

O Arsenal venceu o Newcastle, neste domingo (7), por 2 a 0, em jogo válido pela 35ª rodada da Premier League, e fez valer a fama de visitante indigesto. Os gols foram marcados pelo Norueguês Ödegaard, no primeiro tempo, e Schär, contra, na segunda etapa, após jogada do brasileiro Gabriel Martinelli. O resultado diminuiu a vantagem do líder Manchester City, na disputa pelo título inglês, para apenas um ponto. Já o Newcastle continua na terceira colocação, com 65 pontos, e vê o Liverpool encostar na disputa pela vaga na Champions.

O gol de Ödegaard quebrou uma marca no Arsenal. Essa é a primeira vez que os londrinos terminam uma temporada da Premier League com, ao menos, dois jogadores com 15 ou mais gols. Além dele, Gabriel Martinelli também tem 15 gols. O atacante está empatado com Roberto Firmino como os brasileiros com mais gols em uma única edição da Premier League.

FICHA TÉCNICA

NEWCASTLE 0 x 2 ARSENAL

Data do jogo: 7 de maio de 2023, domingo
Horário: 12h30 (de Brasília)
Duração: 103 minutos (52 + 51)
Local: Estádio St. James Park, em Newcastle (ING)
Competição: Premier League, 35ª rodada
Árbitro: Chris Kavanagh
Assistentes: Richard West, Nick Greenhalgh
VAR: Michael Salisbury
Cartões amarelos: Burn e Schär (Newcastle); Nketiah (Arsenal)

Gols: Ödegaard, aos 13/1ºT; Schär (contra), aos 25/2ºT.

Newcastle: Pope; Trippier, Schär, Botman e Burn (Targett, aos 36/2ºT); Bruno Guimarães, Willock (Saint-Maximin, aos 32/2ºT) e Joelinton (Elliot Anderson, aos 36/2ºT); Murphy (Almirón, aos 15/2ºT), Isak e Wilson (Gordon, aos 32/2ºT). Técnico: Eddie Howie.

Arsenal: Ramsdale, White, Kiwior, Gabriel Magalhães, Zinchenko (Tierney, aos 15/2ºT); Jorginho, Xhaka e Ödegaard (Thomas Partey, aos 34/2ºT); Saka (Nelson, aos 40/2ºT), Gabriel Martinelli (Trossard, aos 34/2ºT) e Gabriel Jesus (Nketiah, aos 40/2ºT). Técnico: Mikel Arteta.

Newcastle x Arsenal: gols e lances importantes

Jogando em casa, o Newcastle começou em cima. Willock fez boa jogada pela esquerda e achou Murphy dentro da área. O atacante dominou e bateu forte de perna esquerda, acertando a trave. Aos sete minutos, a primeira polêmica do jogo. Em jogada ensaiada no escanteio, Bruno Guimarães chutou de fora da área e a bola desviou no zagueiro Kiwior. O árbitro Chris Kavanagh assinalou o pênalti, mas o VAR revisou o lance e foi anulado.

A resposta do Arsenal veio em grande estilo, aos 13. O meia Ödegaard resolveu arriscar de longe e acertou um chutaço, no canto do goleiro Pope, abrindo o placar. 1 a 0. Foi o 9º gol do norueguês fora de casa. Aos 20, o Arsenal quase ampliou duas vezes. Gabriel Martinelli recebeu na área e chutou para a defesa de Pope. No rebote, Ödegaard bateu cruzado e, mais uma vez, Pope, espalmou. No lance seguinte, Saka! Ele avança, entra na área e chuta no peito de Pope!

Aos 26, foi a vez do goleiro do Arsenal, Ramsdale, aparecer. A jogada começou com Bruno Guimarães e chegou em Willock, que chutou rasteiro. A bola parecia que entraria, mas Ramsdale fez grande defesa.
 

Segundo tempo movimentado e a falha da melhor defesa

 
Logo no início o Newcastle quase empatou duas vezes. A primeira chance veio da cabeça do atacante Isak, após ótima jogada de Murphy, que deixou Zinchenko no chão. A bola bateu na trave. A segunda oportunidade veio depois da cobrança de escanteio cobrado pelo lateral Trippier. O zagueirão Schär subiu mais que todo mundo para cabecear com força, mas o goleiro Ramsdale salvou o Arsenal.
 
Aos 5 minutos, o brasileiro Gabriel Martinelli recebeu passe de Gabriel Jesus, dentro da área, e chutou colocado, mas a bola explodiu no travessão. E foi dos pés de Gabriel Martinelli que saiu o segundo gol do Arsenal. A jogada começou com Gabriel Jesus, ainda no campo de defesa. Martinelli recebeu na metade do campo e correu em direção ao, pela esquerda. Ele invadiu a área, achou o espaço e bateu cruzado. O zagueiro Schär, que quase tinha feito a favor, tentou afastar e fez contra. 2 a 0.
 
Mesmo como gol contra, o Newcastle tentou diminuir até o último minuto de jogo. Os donos da casa tiveram, pelo menos, três boas oportunidades, com Shär e Saint-Maximin, mas o placar não mudou.
 

O visitante indigesto e o desempenho dos brasileiros

 O gol de Martin Ödegaard quebrou uma marca do time londrino. Em 31 edições da Premier League, essa é a primeira vez que o Arsenal tem, em uma temporada, ao menos, dois jogadores com 15 ou mais gols. Além do norueguês, Gabriel Martinelli também tem os mesmos 15 gols. Essa foi a 12ª vitória do Arsenal fora de casa, no inglês. 
 
O atacante Gabriel Martinelli, ainda, está empatado com Roberto Firmino como os brasileiros com mais gols em uma única edição da Premier League. Neste domingo (7), Martinelli não marcou, mas fez criou a jogada do segundo gol do Arsenal, que acabou com o gol contra do zagueiro Schär.
 
Gabriel Jesus, que participou da jogada do segundo gol, fez um bom jogo, contribuíndo para lances de perigo. O outro brasileiro do Arsenal, o zagueiro Gabriel Magalhães, esteve bem durante toda a partida.

Pelo lado do Newcastle, Joelinton e Bruno Guimarãoes passarem em branco. Bruno até tentou marcar no lance que poderia ter sido marcado pênalti para os donos da casa, no primeiro, mas não produziu além disso. 
 

Próximos jogos do Newcastle


Leeds x Newcastle, Premier League, em Leeds, Inglaterra - 13 de maio (sábado), às 08h30
Newcastle x Brighton, Premier League, em Newcastle, Inglaterra - 18 de maio (quinta-feira), às 15h30

Próximos jogos do Arsenal


Arsenal x Brighton, Premier League, em Londres, Inglaterra - 14 de maio (domingo), às 12h30
Nottingham Forest x Arsenal, Premier League, em Nottingham, Inglaterra- 20 de maio (sábado), às 13h30


Compartilhe