2

Champions: Com gol de campeão mundial, Inter vence o Milan e vai à final

O argentino Lautaro Martínez marcou o gol que garantiu a vaga na decisão, dia 10 de junho, em Istambul.

16/05/2023 17:55 / atualizado em 16/05/2023 18:25
compartilhe
Lautaro Martínez comemora com a torcida o gol que classificou a Inter para a final da Champions
foto: Divulgação / Internazionale

Lautaro Martínez comemora com a torcida o gol que classificou a Inter para a final da Champions

Está definido! A Inter venceu o Milan por 1 a 0, nesta terça-feira (16), no San Siro, e garantiu a primeira vaga da final da Champions League, depois de 13 anos. Em um jogo de muitas chances, o lado azul de Milão levou a melhor no Derby Della Madonnina mais importante dos últimos anos. O gol que selou a classificação foi marcado por Lautaro Martínez, no segundo tempo.

O Milan tentou, mas não conseguiu rever a vantagem da Inter, construída no jogo de ida. Nem mesmo o retorno do artilheiro português Rafael Leão foi o suficiente para ultrapassar a meta do goleiro Onana, que fez boas defesas durante o jogo. A situação ficou pior depois do gol de Lautaro Martínez. Classificado para a final, dia 10 de Junho, no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, a Inter agora espera o vencedor de City e Real Madrid, que se enfrentam nesta quarta-feira (17).


FICHA TÉCNICA

INTER 1 x 0 MILAN

Data do jogo: 16 de maio de 2023, terça-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Duração: 96 minutos (48 +48)
Local: Estádio San Siro, em Milão, na Itália
Competição: Champions League (Semifinal - jogo da volta)
Público e renda: 75.567 torcedores. € 12.547.765 milhões (R$ 67,1 milhões)
Árbitro: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos e Benjamin Pages (ambos da França)
VAR: Jérôme Brisard (França)
Cartões amarelos: Barela e Lautaro Martínez (Inter); Thiaw, Tonali, Krunic e Tomori (Milan)

Gols: Lautaro Martínez, aos 28/2ºT

Inter: Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella (Gagliardini, aos 39/2ºT), Çalhanoglu, Mkhitaryan (Brozovic, aos 43/1ºT) e Dimarco (Gosens, aos 20/2ºT); Lautaro Martínez (Joaquín Correa, aos 38/2ºT) e Dzeko (Lukaku, aos 20/2ºT). Técnico: Simone Inzaghi

Milan: Maignan; Calabria, Thiaw (Kalulu, aos 18/2ºT), Tomori, Hernández; Tonali, Krunic, Junior Messias (Saelemaekers, aos 30/2ºT), Brahim Díaz (Origi, aos 30/2ºT) e Rafael Leão; Giroud. Técnico: Stefano Pioli


Inter x Milan: gols e lances importantes


Esse, definitivamente, não era um jogo qualquer. E o Milan sabia disso. Precisando de, pelo menos, dois gols para sonhar com a final, o Milan começou em cima teve a primeira grande chance. Aos 10, Tonali fez boa jogada pela esquerda e deixou Brahim Díaz na boa dentro da área. O atacante, livre de marcação, chutou cruzado e viu o goleiro Onana fazer uma grande defesa. Dois minutos depois foi a vez do goleiro do Milan, Maignan, fazer um milagre. Dzeko fez a jogada pela esquerda e a bola chegou em Barela, na área, mas ele parou no goleiro adversário.

As duas equipes, como era de se imaginar, estavam nervosas, criando boas chances para os dois lados, mas sem muito perigo. Até que Rafael Leão quase abriu o placar, aos 37. O atacante do Milan ganhou na disputa com Darmian, entrou na área, driblou Acerbi, e chutou cruzado. A bola passou caprichosamente próxima da trave de Onana. A Inter não deixou barato e, mais uma vez, exigiu de Maignan outro milagre. A bola veio da esquerda, após cobrança de falta, e Dzeko subiu mais que todo mundo para acertar uma boa cabeçada para a defesa do goleiro do Milan.
 

Muito nervosismo, mas pouca ação do Milan; o gol decisivo

 

Quanto mais o tempo passava, mais os jogadores do Milan ficavam nervosos. E não era para menos. A vantagem da Inter, construída no primeiro jogo, deixava o time de azul confortável para tomar as melhores decisões e sem se precipitar, o que não era o caso do Milan. O time pouco criou no segundo tempo e quase não levou perigo para a meta do goleiro Onana. O tempo era inimigo do Milan.
 
A Inter controlava o jogo e não corria riscos. Não precisava. Com a vantagem, o time podia escolher o melhor momento para atacar. E foi aos 29 minutos da segunda etapa que o veio o gol que selou a classificação. Lukaku, que entrou no segundo tempo, achou Lautaro Martínez sozinho na área para chutar forte e carimbar o passaporte para Istambul. 1 a 0. 

Recorde no clássico e destaque para a defesa

 
Além de garantir a vaga da Inter na final da Champions League, no dia 10 de junho, no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, o gol de Lautaro Martínez ainda igualou uma marca no Derby Della Madonnina que já durava 50 anos. É a primeira vez, desde a temporada 1972/1973, que a Inter vence 4 jogos seguidos contra o rival de Milão. Este ano, o time venceu dois confrontos pelo campeonato italiano, além dos dois jogos da semifinal da Champions. Além disso, o resultado marca o oitavo jogo da Inter sem sofrer gols nestaa edição da Liga dos Campeões.

Próximos jogos da Inter

Napoli x Inter, Campeonato Italiano, em Nápoles - 21 de maio (domingo), às 13h.
Fiorentina x Inter, Copa da Itália (final), em Roma - 24 de maio (quarta-feira), às 16h.

Próximos jogos do Milan

Milan x Sampdoria, Campeonato Italiano, em Milão - 20 de maio (sábado), 15h45.
Juventus x Milan, Campeonato Italiano, em Turim - 28 de maio (domingo), horário a confirmar.


Compartilhe