2

Mundial Sub-20 começa hoje; veja como chega o Brasil e joias confirmadas

Argentina garantiu vaga após se candidatar a país-sede de última hora. Conheça destaques da seleção brasileira, atual campeã sul-americana

20/05/2023 06:00 / atualizado em 19/05/2023 21:12
compartilhe
 
Artilheiro do Sul-Americano Sub-20, Andrey é um dos destaques da seleção brasileira
foto: Rafael Ribeiro/CBF

Artilheiro do Sul-Americano Sub-20, Andrey é um dos destaques da seleção brasileira


Um dos primeiros palcos de craques como Diego Maradona, Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Pogba e Aguero, o Mundial Sub-20 chega à 23ª edição neste sábado (20). 

A bola começa a rolar às 15h, com Guatemala x Nova Zelândia e Estados Unidos x Equador. O confronto entre os anfitriões argentinos e o Uzbequistão ocorre às 18h, em Santiago del Estero, no norte do país.

Além dos futuros craques para ficar de olho, a competição carrega outras curiosidades este ano, como a participação de última hora da seleção argentina.

Campeã sul-americana da categoria, a seleção brasileira estreará no domingo (21). O jogo contra a Itália, pelo Grupo D, que também conta com Nigéria e República Dominicana.

Fora da competição até abril, Argentina será o país-sede


Inicialmente, a Argentina não disputaria o Mundial, pois não havia se classificado por meio do Sul-Americano Sub-20, e a Indonésia era a anfitriã confirmada até o fim de março.

No entanto, após a Fifa constatar que o país asiático não possuía estrutura para receber o torneio, a Associação do Futebol Argentino (AFA) se candidatou e garantiu, em 17 de abril, a sede – portanto, também a vaga para a equipe albiceleste. 

Quatro cidades receberão os seis grupos com quatro equipes cada: Mendoza, San Juan, Santiago Del Estero e La Plata. 

Às oitavas de final se classificam todos os primeiros e segundos colocados, além dos quatro melhores terceiros colocados.

Em quem ficar de olho


Marcos Leonardo (Santos/Brasil) - 20 anos
Melhor atacante e terceiro melhor jogador abaixo dos 20 anos, segundo o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), Marcos é o principal destaque do Brasil na competição. 
Em 2023, pelo Santos, marcou oito gols e deu três assistências em 21 partidas. 
 
 

Kendry Paez (Del Valle/Equador), 16 anos
Um dos craques do último Sul-Americano Sub-17, Kendry Páez marcou dois gols e deu quatro assistências em oito jogos, e foi importante no vice-campeonato do Equador. Pelo Independiente Del Valle, o garoto de 16 anos atuou em seis partidas e fez um gol em 2023.

Sávio (PSV/Brasil), 19 anos
Revelado pelo Atlético-MG, o atacante Sávio atua hoje pelo PSV, da Holanda, onde está emprestado pelo Troyes (FRA). Nesta temporada, fez dois gols e quatro assistências em 17 jogos pela equipe holandesa, somadas as participações pelo time profissional e o sub-21. 

Carney Chukwuemeka (Chelsea/Inglaterra), 19 anos
O meio-campista Carney Chukwuemeka soma 11 partidas pelo Chelsea na Premier League e uma Copa da Inglaterra na atual temporada. Pelas categorias de base da seleção inglesa, o volante marcou sete gols e deu cinco assistências em 22 jogos.

Andrey Santos (Vasco/Brasil) - 19 anos
Um dos principais nomes da seleção brasileira, Andrey Santos já é, aos 19 anos, titular no Vasco: em 2023, atuou em dez partidas pelo Cruzmaltino, sendo cinco no Brasileirão, com um gol marcado. No Sul-Americano Sub-20, pelo Brasil, o volante foi o artilheiro da competição: anotou seis gols e uma assistência em oito jogos, e ajudou a seleção a ficar com o título continental.

Conheça o grupo do Brasil, o campeão sul-americano


A seleção brasileira chega ao Mundial entre as favoritas, após faturar o Sul-Americano da categoria de forma invicta: foram sete vitórias e dois empates em nove jogos, ao todo. 

O time canarinho teve os dois artilheiros da competição: Vitor Roque e Andrey Santos, com seis gols cada.

No Mundial, o Brasil está no Grupo D, com sede no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. Lá, enfrentará a República Dominicana, a Itália e a Nigéria

Jogos do Brasil 
Itália x Brasil - 21 de maio (domingo), às 18h
Brasil x República Domicana - 24 de maio (quarta-feira), às 18h
Brasil x Nigéria - 27 de maio (sábado), às 15h

Informações gerais

Competição: Mundial Sub-20
Onde: Argentina - 4 sedes: Mendoza (Estádio Malvinas Argentinas), San Juan (San Juan del Bicentenario), Santiago Del Estero (Estádio Único Santiago Del Estero) e La Plata (Ciudad de La Plata)
Quando: entre 20 de maio e 11 de junho

Grupos e seleções
Grupo A: Argentina, Guatemala, Nova Zelândia e Uzbequistão
Grupo B: Equador, Eslovênia, Estados Unidos e Fiji
Grupo C: Colômbia, Israel, Japão e Senegal
Grupo D: Brasil, Itália, Nigéria e República Dominicana
Grupo E: Inglaterra, Iraque, Tunísia e Uruguai
Grupo F: Coreia do Sul, França, Gâmbia e Honduras

Compartilhe