2

Barcelona perde para a Real Sociedad em festa do título e adeus de Busquets

O volante, que está de saída do clube da Catalunha, levantou sua última taça como jogador do Barcelona, mas não conseguiu evitar a derrota.

20/05/2023 18:05 / atualizado em 21/05/2023 00:19
compartilhe

Merino marcou o primeiro gol na vitória da Real Sociedad contra o Barcelona
foto: Divulgação

Merino marcou o primeiro gol na vitória da Real Sociedad contra o Barcelona

Na festa do título de campeão espanhol, o Barcelona perdeu em casa para a Real Sociedad por 2 a 1, em partida válida pela 35º rodada do Campeonato Espanhol. Os gols dos visitantes foram marcados por Merino, no primeiro tempo, e Sörloth, na segunda etapa. Lewandowski descontou para os donos da casa

O jogo marcou a conquista do último título do volante Sergio Busquets com a camisa do Barcelona. O volante informou no último dia 10 de maio que vai deixar o clube no fim da temporada. O resultado não muda a vida do campeão Barcelona, que mantém os mesmos 85 pontos. Para a Real Sociedad, os três pontos foram fundamentais na disputa por uma vaga na Champions League. O time de San Sebastián permanece na 4º colocação e chegou aos 85 pontos, cinco a mais que o Villarreal. 

FICHA TÉCNICA

BARCELONA 1 x 2 REAL SOCIEDAD

Data do jogo: 20 de maio de 2023, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Duração: 95 minutos (45 + 50)
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona, na Espanha
Público: 88.049
Competição: Campeonato Espanhol, 35º rodada
Árbitro: Javier Alberola Rojas (Espanha)
Assistentes: Teodoro Sobrino Magán e Iván Hernández Ramos (ambos da Espanha)
VAR: Iglesias Villanueva (Espanha)
Cartões amarelos: Lewandowski, Busquets, Alba e Frenkie de Jong (Barcelona); Zubeldia, Illarramendi e Kubo (Real Sociedad)

Gols: Merino, aos 5/1ºT e Sörloth, aos 26/2ºT (Real Sociedad); Lewandowski, aos 44/2ºT (Barcelona)

Barcelona: Ter Stegen; Koundé (Marcos Alonso, no intervalo), Christensen, Álex Balde e Jodi Alba; Busquets (Eric García, aos 38/2ºT), Frenkie de Jong e Kessié ((Ansu Fati, aos 17/2ºT); Dembélé (Pablo Torre, aos 40/2ºT), Raphinha (Ferrán Torres, aos 17/2ºT) e Lewandowski Técnico: Xavi Hernández.

Real Sociedad: Remiro; Elustondo, Zubeldia (Jon Pacheco, aos 34/2ºT), Le Normand e Diego Rico; Zubimendi, Illarramendi (Gorosabel, aos 12/2ºT), Merino e Momo Cho (Kubo, aos 12/2ºT); Sörloth (Carlos Fernández, aos 34/2ºT) e Barrenetxea (Pablo Marín, aos 27/2ºT). Técnico: Imanol Alguacil

Barcelona x Real Sociedad: gols e lances importantes

  
Se para o Barcelona o dia era de festa, em comemoração ao seu 27º título espanhol. para a Real Sociedad a partida tinha um significado diferente. Brigando por uma vaga na próxima edição da Champions League, os visitantes precisavam vencer para se manter na briga. Antes da bola rolar, a Real Sociedad fez o tradicional "pasito", e recebeu com aplausos os novos campeões espanhóis.

Mas eles não queriam saber de festa. E foi pensando nessa missão que os visitantes começaram o jogo com tudo. Logo aos 5 minutos, Merino recebeu passe de Sörloth e chutou livre, dentro da área, para tirar o primeiro zero do placar. 1 a 0.

As duas equipes faziam um bom jogo, com boas oportunidades para os dois lados. Embora o Barcelona tivesse a vantagem nos números de posse de bola, o time da Catalunha não conseguiu vencer a meta do goleiro Remiro. O goleiro até foi bastante acionado, mas não correu nenhum grande risco.

Quem precisou, de fato, trabalhar foi o goleiro do Barcelona, Ter Stegen. Os visitantes partiram em contra-ataque e a bola sobrou dentro da área para o atacante Momo Cho. O camisa 11 tentou pegar Ter Stegen no contrapé, mas o goleiro fez uma ótima defesa com a perna direita.
 

A primeira derrota no Camp Nou e o fim do tabu de 24 jogos

 
O Barcelona ainda não havia perdido em casa nesta temporada, no Campeonato Espanhol. Até então, foram 20 jogos disputados, com 17 vitórias e 3 empates. No jogo 21, a derrota veio justamente contra a Real Sociedad, time que não vencia o Barcelona a 24 jogos jogando no Camp Nou, a maior sequência dos donos da casa contra times do Campeonato Espanhol. Dois tabus quebrados no mesmo dia.

Quem criou as melhores chances, de fato, foram os visitantes. Aos 10 do segundo tempo, a Real Sociedad achou um contra-ataque e o lateral Diego Rico chutou cruzado, quase ampliando. Mas quem balançou as redes na segunda etapa foi o atacante Sörloth. Aos 29, Kubo puxou o contra-ataque e deixou para Zubimendi. O volante, por sua vez, achou Sörloth livre na área para fazer o segundo. 2 a 0.

Lewandowski até diminuiu no fim do jogo, mas não foi o suficiente. Mas, nem mesmo a derrota foi capaz de tirar a festa dos donos da casa, que comemoraram seu 27º título espanhol. A última derrota do time em casa, na La Liga, havia sido no dia 22 de maio de 2022, por 2 a 0, contra o Villarreal. 
 
 

O fim de uma era: a despedida de Sergio Busquets

 
Aos 34 anos, o volante Sergio Busquets se despediu do time de Barcelona. E em grande estilo: levantando a taça de campeão espanhol. No último dia 10 de maio o volante anunciou sua saída, após 18 anos no clube.

Ao longo dos seus mais de 720 jogos com a camisa do Barcelona, Busquets se tornou, sem dúvidas, um dos maiores jogadores da história do Barcelona e já soma mais de 720 jogos, sendo o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube catalão.

Pelo Barcelona, conquistou 32 títulos, sendo 9 destes no Campeonato Espanhol. O último deles conquistado no domingo (14), após vencer o Espanyol por 4 a 2. Se contar a seleção espanhola, o volante soma 34 conquistas, incluindo o título da Copa do Mundo de 2010. Uma carreira invejável. 
 
 
 
No jogo deste sábado (20), a festa não foi como pretendia, já que o Barcelona perdeu por 2 a 0. Mas, sem dúvidas, o jogador marcou época no time espanhol. No jogo, Busquets foi substituído aos 38 minutos do segundo tempo e foi muito aplaudido pelos mais de 88 mil torcedores.
 

Próximos jogos do Barcelona


Real Valladolid x Barcelona, Campeonato Espanhol, em Valladolid - 23 de maio (terça-feira), às 17h.
Barcelona x Mallorca, Campeonato Espanhol, em Barcelona - 28 de maio (domingo), às 15h.

Próximos jogos da Real Sociedad


Real Sociedad x Almería, Campeonato Espanhol, em San Sebastián - 23 de maio (terça-feira), às 14h30.
Atlético de Madrid x Real Sociedad, Campeonato Espanhol, em Madrid - 28 de maio (domingo), às 14h.
 

Compartilhe