2

Alemão: Borussia vence, ultrapassa o Bayern e pode ser campeão após 11 anos

O time chega à última rodada precisando apenas de um empate para garantir o título após 11 anos na fila. Bayern precisa vencer e torcer por derrota dos rivais.

21/05/2023 14:30 / atualizado em 21/05/2023 16:47
compartilhe
Haller foi o herói da partida e marcou duas vezes na vitória do Borussia
foto: Divulgação / Twitter

Haller foi o herói da partida e marcou duas vezes na vitória do Borussia

O Borussia venceu o Augsburg por 3 a 0, fora de casa, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Alemão e assumiu a liderança da competição restando apenas um jogo para o fim do campeonato.

Brigando contra o relógio, os visitantes tinham um homem a mais desde o primeiro tempo, quando o zagueiro Uduokhai foi expulso. Haller, fundamental no jogo, marcou duas, e Brandt fizeram os gols podem dar o título ao Dortmund depois de 11 anos. 

Para a última rodada, a diferença para o Bayern, segundo colocado, é de apenas dois pontos. Com 68 pontos, o time da capital Munique precisa vencer o embalado Colônia, em casa, e torcer por uma derrota dos atuais líderes contra o Mainz. O Dortmund, com 70 pontos, precisa apenas de uma vitória simples para garantir o título.
 
Já o Augsburg caiu para 14ª posição com a derrota, com os mesmos 34 pontos. Agora o time tem apenas três pontos de diferença para o Schalke 04, primeiro dentro da zona de rebaixamento com 31.
 
  

FICHA TÉCNICA

AUGSBURG 0 x 3 BORUSSIA DORTMUND

Data do jogo: 21 de maio de 2023, domingo
Horário: 12h30 (de Brasília)
Duração: 96 minutos (48 + 48)
Local: Estádio WWK Arena, em Augsburgo, na Alemanha
Competição: Campeonato Alemão, 33ª rodada
Árbitro: Tobias Welz (Alemanha)
Assistentes: Martin Thomsen e Jonas Weickenmeier (Ambos da Alemanha)
VAR: Tobias Stieler
Cartões amarelos: Beljo, Gouweleeuw e Demirovic (Augsburg); Emre Can, Adeyemi e Wolf (Borussia)
Cartões vermelhos: Felix Uduokhai, aos 38/1ºT (Augsburg)

Gols: Haller, aos 13/2ºT (1-0), Haller, aos 38/2ºT (2-0), Bandt, aos 48/2ºT (3-0)

Augsburg: Koubek; Pedersen (David Colina, no intervalo), Gouweleeuw, Uduokhai e Renato Veiga. Arne Maier, Niklas Dorsch e Rexhbecaj (Irvin Cardona, aos 17/2ºT); Kelvin Yeboah (Maximilian Bauer, aos 40/1ºT), Demirovic e Beljo (Mergim Berisha, aos 17/2ºT). Técnico: Enrico Maassen.

Borussia: Kobel; Wolf, Süle, Hummels (Scholtterbeck, aos 46/2ºT) e Ryerson; Malen n(Reyna, aos 46/2ºT), Emre Can, Brandt, Adeyemi (Ozcan, aos 24/2ºT) e Rafael Guerreiro (Marco Reus, aos 35/2ºT); Haller. Técnico: Edin Terzic.

Augsburg vs Borussia Dortmund: gols e lances importantes

 O jogo contra o Augsburg, deste domingo (21) era, com certeza, o mais importante da última década para o Borussia. O time precisava vencer fora de casa para assumir a liderança, restando apenas um jogo para o fim da Bundesliga, e quebrar uma incrível sequência de 10 títulos seguidos do rival Bayern de Munique.

 

O último título do Borussia foi 11 anos atrás, na temporada 2011/12. De lá para cá, o time viu os rivais da capital dominarem completamente o futebol alemão. Essa, sem dúvidas, era a melhor oportunidade que o Borussia teve nos últimos anos de quebrar essa hegemonia.

 

O time começou em cima e dominou todo o jogo. Poucas vezes os donos da casa criaram algum perigo para a meta do goleiro suíço Kobel, do Borussia. A coisa ficou ainda mais complicada para o Augsburg quando o zagueiro Felix Uduokhai foi expulso ainda no primeiro tempo.

 

Mas, embora tivesse a vantagem numérica boa parte do jogo, o gol demorou para acontecer. O time brigava contra o relógio e contra a ansiedade, que impedia os jogadores de tomarem as melhores decisões. As duas bolas na trave ainda deixaram os torcedores do Dortmund aflitos antes do placar ser aberto.

 

Sébastien Haller: a superação e o gol mais importante da década 

 

O jogo dava sinais que seria dramático até o fim. Embora estivesse com um homem a menos, o Augsburg conseguia se segurar e garantir o empate que poderia livrar de vez o time do fantasma do rebaixamento. Até que o atacante Sébastien Haller fez aquele que pode ter sido o gol mais importante da década para o Borussia e, sem dúvidas, o gol mais importante da sua carreira.

 

Em 2022, Haller precisou ficar afastado das atividades do futebol por seis meses enquanto se recuperava de um tumor no testículo e quase teve a sua carreira interrompida. Retornou aos gramados em janeiro deste ano para fazer o gol que pode tirar o Borussia da fila depois de 11 anos. Ele aproveitou a bobeira da zaga do Augsburg e bateu cruzado para fazer 1 a 0.

 

 

 

O gol tirou um peso das costas dos jogadores do Borussia, que passaram a jogar mais soltos, com mais tranquilidade. Era o que o time precisava para deslanchar de vez na partida. E a pressão deu resultado. Haller aproveitou o rebote do chute de Marco Reus e fez o segundo dele no jogo. 2 a 0

 

Nocauteado, o Augsburg pouco conseguia fazer. E antes do fim do jogo ainda deu tempo do meia Brandt fazer mais um e fechar o placar em 3 a 0.

 

Disputa com o Bayern: Borussia pode quebrar a sequência de 10 anos  do rival

 

Com o resultado o time de Dortmund agora lidera o campeonato com 70 pontos, dois a mais que o rival Bayern. O jogo do próxima sábado (27), contra o Mainz, em casa, pode tirar o Borussia de uma fila de espera que já dura 11 anos. Uma vitória simples garante o título para os donos da casa depois de ver o rival da capital vencer 10 títulos seguidos, criando uma gigante hegemonia no futebol alemão.

 

O Bayern precisa vencer o Colônia fora de casa, também no próximo sábado, e ainda torcer por um tropeço do Borussia se quiser continuar ampliando a sequência de títulos para 11 conquistas. Todos os jogos serão às 10h (de Brasília).

 

Próximo jogo do Augsburg 

 

Borussia Monchengladbach x Augsburg, Campeonato Alemão, em Monchengladbach - 27 de maio (sábado), às 10h30

 

Próximo Jogo do Borussia Dortmund

 

Borussia Dortmund x Mainz, Campeonato Alemão, em Dortmund - 27 de maio (sábado), às 10h30


Compartilhe