2

ONU toma posição forte e condena ataques racistas contra Vini Jr

Jogador brasileiro já foi alvo de racismo no futebol espanhol pelo menos dez vezes desde 2021

24/05/2023 09:38 / atualizado em 24/05/2023 11:08
compartilhe

Vinicius Junior foi alvo de racismo na partida contra o Valencia, no último domingo (21)
foto: Divulgação/Helios de la Rubia/Real Madrid

Vinicius Junior foi alvo de racismo na partida contra o Valencia, no último domingo (21)

 

O racismo sofrido por Vini Jr na partida do Real Madrid contra o Valencia, no último domingo (21), foi pelo menos o décimo caso de intolerância racial contra o jogador no futebol espanhol desde 2021. Nenhum teve uma punição desportiva aos clubes envolvidos. O atual, porém, tem sido o de maior repercussão. Nesta quarta-feira (24), o alto comissariado da ONU para Direitos Humanos, Volker Türk, pediu atenção das entidades esportivas.

 

- O abuso sofrido contra Vinicius Jr. é um alerta claro da prevalência do racismo no esporte. Peço que os organizadores tenham estratégias para prevenir e conter o racismo - disse Turk, em Genebra, na Suíça.

 

Ele citou a vontade de criar um guia para federações sobre padrões de direitos humanos. "O esporte é positivo, mas também precisa lidar com áreas de sombra", justificou.

 

- Sinto que as organizações de esporte precisam olhar de forma mais atenta aos direitos humanos - afirmou Turk.

 

O comissário falou sobre a ação das autoridades espanholas, que chegaram a prender supostos envolvidos, mas reiterou que o assunto, por parte das organizações esportivas, precisa ser tratado de forma séria.

 

- Estamos apelando para que todos os organismos que organizam o esporte que contenham, combatam e façam uma prevenção ao racismo. Eles precisam fazer isso de forma séria e com a determinação que é exigida.

Racismo contra Vini Jr repercutiu na política

Na noite do dia 21, Lula, presidente do Brasil, prestou solidariedade a Vini Jr e cobrou providências por parte da Fifa e outras entidades responsáveis.

 

 

 

Os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania do Brasil afirmaram que notificariam autoridades espanholas e a própria La Liga, tornando uma questão diplomática.

Entenda o caso

Torcedores do Valencia entoaram cantos racistas contra Vinicius Junior na partida contra o Real Madrid, clube que o brasileiro defende, no domingo. O atacante se irritou com os insultos no segundo tempo, e chegou a chamar o árbitro ao identificar um dos agressores.

 

 

 

O jogo ficou paralisado, e parte da torcida gritou "mono". Em espanhol, a tradução da palavra é "macaco".

 

Irritado pelos cânticos, Vinicius Junior se estranhou com o goleiro Mamardashvili. Ele chegou a ser agarrado pelo pescoço por Hugo Duro, do Valencia, e, na sequência, acertou o rosto do adversário. O atacante brasileiro foi expulso.


Compartilhe