2

Europa League: Sevilla passa nos pênaltis e conquista seu sétimo título

Final da Europa League foi definida nos pênaltis nesta quarta-feira (31)

31/05/2023 19:04 / atualizado em 31/05/2023 21:08
compartilhe
Sevilla venceu a Roma nos pênaltis e se sagrou heptacampeão da Europa League
foto: Iconsport

Sevilla venceu a Roma nos pênaltis e se sagrou heptacampeão da Europa League

O Sevilla é campeão da Europa League de 2022/23. A equipe espanhola venceu a Roma nos pênaltis nesta quarta-feira (31), na Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria. Com o empate em 1 a 1 no tempo normal e a vitória por 4 a 1 nos pênaltis, o Sevilla mantém sua invencibilidade em finais da Liga Europa e ganha seu sétimo título na competição.
 

FICHA TÉCNICA


SEVILLA 1 (4) X (1) 1 ROMA

Data do jogo: 31 de maio, quarta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Duração: 146 minutos (52+ 51 + 17 (P) + 26 (P))
Local: Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria
Competição: Europa League (final)
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Gary Beswick e Adam Nunn (ambos da Inglaterra)
VAR: Stuart Attwell (Inglaterra)
Cartões amarelos: Rafa Mir, Rakitic, Lamela, Jordán, Montiel e Ocampos (Sevilla); Matic, Pellegrini, Mancini, Cristante, Zalewski, Mourinho (técnico) e Kardorsp (Roma)

Gols: Dybala (0-1), aos 34/1ºT e Mancini (contra) (1-1), aos 9/2ºT.
 
Pênaltis: Ocampos, Lamela, Rakitic, Montiel marcaram (Sevilla); Cristante marcou e Mancini, Ibañez perderam (Roma). 

Sevilla: Bono; Jesús Navas (Montiel, aos 50/2º T), Badé, Gudelj (Marcão, aos 23/2º T (P)) e Alex Telles (Rekik, aos 50/2º T); Fernando (Jordán, aos 24/2º T (P)) e Rakitic; Ocampos, Óliver Torres (Suso, no intervalo) e Bryan Gil (Lamela, no intervalo); En-Nesyri. Técnico: José Luis Mendilibar. 

Roma: Patricio; Mancini, Smalling e Ibañez; Celik (Zalewski,aos 45/2º T), Cristante, Matic (Bove, aos 15/2º T (P)) e Spinazzola (LLorente, aos 15/1º T (P)); Dybala (Wijnaldum, aos 23/2º T), Pellegrini (El Shaarawy, aos 15/1º T (P)) e Abraham (Belotti, aos 30/2º T). Técnico: José Mourinho.

Sevilla x Roma: gols e lances importantes


No primeiro tempo, a Roma deu poucos espaços para o Sevilla, que só conseguiu criar oportunidades claras nos acréscimos. O relógio também ficou parado por algum tempo por lances faltosos e checagens no VAR.

 

Aos 11 minutos, Dybala encontrou Celik descendo pelo lado direito do campo e deu um belo passe. O lateral tocou para Spinazzola na área, que chutou ao gol, mas Bono espalmou e a defesa do Sevilla mandou para longe.

 

Com 24 minutos, Óliver Torres tentou abrir o placar para o Sevilla. O camisa 21 aproveitou a sobra próximo à área, mas escorregou na hora do chute e isolou.


Aos 34 minutos, Dybala guardou o dele. Mancini passou a bola do meio do campo e o argentino chutou rasteiro para o fundo das redes para colocar a Roma na frente do placar.

O Sevilla passou a chegar mais na área apenas nos acréscimos. A chance mais clara da equipe espanhola veio aos 50 minutos, quando Rakitic chutou de longe e a bola bateu na trave esquerda de Rui Patricio. Por pouco o goleiro não acaba empurrando para o gol com a parte posterior da perna.

O Sevilla voltou mais ligado do intervalo. Aos seis minutos, Lamela passou para Alex Telles, que ia entrando na área, e o brasileiro chutou no canto direito do goleiro, mas a bola passou por cima da trave.

Os espanhóis tanto pressionaram que marcaram o primeiro gol. Navas carregou a bola e lançou na área para En-Nesyri, mas Mancini apareceu para cortar e acabou fazendo o gol contra aos nove minutos.

Com 21 minutos, a Roma quase fez o segundo em um lance confuso na grande área. Ibañez cabeceou e Abraham finalizou, mas Bono defendeu. A bola ficou viva e Ibañez aproveitou, mas deu um chute torto à esquerda do goleiro marroquino.

Aos 37 minutos, Bono fez mais uma grande defesa. Pellegrini bateu uma falta na área e Belotti chutou direto para o gol. O goleiro esticou o braço direito e desviou a bola para fora com a ponta dos dedos.

Aos 40 minutos, Suso tentou de longe, mas a bola desviou em Ibañez e foi para escanteio. A partida acabou empatada no tempo normal e foi para a prorrogação.
 
Na etapa complementar, as duas equipes aparentavam estar bem cansadas, então pouco se criou. As melhores chances vieram do lado do Sevilla. Os espanhóis tentaram aos dois minutos do segundo tempo, quando Gudelj chutou forte de fora da área, mas a bola saiu pelo lado direito de Rui Patricio.

Já nos acréscimos, En-Nesyri subiu na área e cabeceou para o gol, mas a bola foi fraca e Ru Patricio defendeu. O jogo seguiu empatado e foi denifnido nas penalidades máximas.

Nos pênaltis, o Sevilla venceu por 4 a 1 e se sagrou heptacampeão da Europa League.

Próximos jogos do Sevilla

Real Sociedad x Sevilla, Campeonato Espanhol, em San Sebastián - 4 de junho (domingo), 13h30.
Crystal Palace x Sevilla, Amistoso, em Detroit - 30 de julho (domingo), 20h.

Próximos jogos da Roma

Roma x Spezia, Campeonato Italiano, em Roma - 4 de junho (domingo), 16h.
Tottenham x Roma, Amistoso, em Kallang - 26 de julho (quarta-feira), 8h30.


Compartilhe