2

De Ibra a Kaká: saiba quais as maiores contratações do Milan de Berlusconi

Ao longo dos mais de 30 anos em que foi presidente do Milan, Berlusconi foi o responsável por contratar grandes nomes do futebol mundial

12/06/2023 11:41 / atualizado em 12/06/2023 22:16
compartilhe
Berlusconi comemora uma das cinco Liga dos Campeões que conquistou com o Milan
foto: IconSports

Berlusconi comemora uma das cinco Liga dos Campeões que conquistou com o Milan

Em 10 de fevereiro de 1986 Silvio Berlusconi concluía a compra do Milan e dava início à era mais vitoriosa do time italiano. Uma figura cercada de polêmicas extra-campo, o ex-mandatário faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), no Hospital San Raffaele, de Milão, onde estava internado há dois dias tratando de uma leucemia.
 

Fora de campo, Berlusconi viveu uma vida repleta de polêmicas. A principal delas aconteceu em 2010, quando foi acusado de praticar sexo com uma jovem de 17 anos. À época do julgamento, em 2013, Berlusconi chegou a ser condenado com uma sentença de 7 anos, que acabou sendo anulada no ano seguinte, após recurso.
 
 
Em campo, nos mais de 30 anos em que esteve à frente do Milan de 1986 a 2017, Berlusconi foi o responsável pela contratação de grandes estrelas do futebol mundial, que renderam ao time de Milão 29 títulos, incluindo cinco Champions League e nove Campeonato Italiano.  O Superesportes decidiu listar os 10 maiores jogadores contratados pelo ex-mandatário. A lista, repleta de grandes craques, conta com nomes que foram estrelas das décadas de 80, 90 e anos 2000, e hoje estão entre os maiores jogadores de todos os tempos.

Confira a lista das maiores contratações do Milan na era Berlusconi


Andrea Pirlo

Nossa lista começa com o campeão mundial de 2006, Andrea Pirlo. Contratado em 30 de junho de 2001, o meio campista que pertencia ao maior rival Inter de Milão, estava emprestado ao Brescia antes de chegar ao Milan. Nos 10 anos que esteve no Milan, Pirlo conquistou nove títulos, incluindo duas Liga dos Campeões, e se firmou como um dos maiores meio campistas do futebol.

Andriy Shevchenko

Shevchenko passou pelo Milan duas vezes. A primeira, e mais vitoriosa, de 1999 a 2006, o ucraniano conquistou cinco títulos pelo Milan, entre eles a Champions League e Campeonato Italiano de 2002/03. As boas atuações renderam ao atacante a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2004. Com a camisa rossonera, Shevchenko fez 322 jogos com 175 gols marcados.

Ruud Gullit

Contratado em 1987, Gullit marcou época no Milan. Já em sua primeira temporada, o holandês ajudou o rossoneri a conquistar o Campeonato Italiano depois de quase uma década sem títulos, superando o Napoli de ninguém menos que Diego Armando Maradona. Junto de Frank Rijkaard e Marco Van Basten, formaram o trio holandês que encantou o futebol mundial. Ao longo das duas passagens, conquistou 9 títulos.

Marco Van Basten

Van Basten foi contratado no mesmo ano do seu compatriota Ruud Gullit, em 1987 e marcaram época juntos. Van Basten foi um dos maiores atacantes da história do clube, mas precisou encerrar a carreira de forma precoce, em 1994, por conta de uma lesão no tornozelo sofrida no ano anterior.

Frank Rijkaard

Fechando o trio holandes, temos Frank Rijkaard. O volante chegou ao Milan um ano depois de Gullit e Van Basten, quando formaram o famoso trio holandês do Rossoneri. Ao longo dos quase quase 10 anos em que defendeu as cores do time italiano, venceu 10 títulos e é considerado um dos melhores meio campistas defensivos da história do futebol.
 

Ronaldo

O primeiro brasileiro da lista é o Fenômeno. Depois do sucesso no rival Inter de Milão e a consagração no Real Madrid, Ronaldo chegou ao Milan em 2007. Mesmo com o time campeão da Champions League daquela temporada, Ronaldo não participou da conquista porque já havia entrado em campo pela competição com o Real Madrid e não poderia atuar pelo Milan. A curta passagem de um dos maiores atacantes da história do futebol pelo Milan encerrou pouco mais de um ano depois quando o brasileiro se machucou na partida contra o Livorno.

Kaká

Despontou como promessa no São Paulo e chegou ao Milan com apenas 21 anos e se tornou um dos maiores jogadores da história do clube. Já na primeira temporada desbancou a concorrência do português Rui Costa e do campeão mundial Rivaldo. Pelo clube, venceu a Liga dos Campeões de 2006/07.

Ronaldinho Gaúcho

Depois de conquistar o mundo com sua "magia" jogando pelo Barcelona, Ronaldinho chegou ao rossoneri em 2008. Em três temporadas pelo Milan, o "Bruxo" foi Campeão Italiano em 2011, quebrando uma sequência de cinco conquistas seguidas do principal rival de Milão. 

Alessandro Nesta

Nesta chegou ao Milan em 2002, e é considerado um dos melhores zagueiros italianos de todos os tempos, e marcou época ao lado de Paolo Maldini. Juntos, formaram uma das melhores duplas defensivas do futebol mundial. Conquistou duas Champions League e dois títulos italianos.

Filippo Inzaghi

Pipo Inzaghi, como era chamado, ficou conhecido pela sua fama de fazer muitos gols em posição de impedimento. Mesmo assim, Inzaghi se tornou o sexto maior goleador do time com 126 gols marcados, além de ser o jogador italiano com mais gols na história da Liga dos Campeões, com 46. Com o Milan venceu oito títulos, incluindo dois da Champions League.

Bônus:

 

Cafu

Capitão da conquista do penta da Seleção Brasileira, em 2002, o brasileiro chegou ao Milan depois de se destacar na Roma. Pelo time italiano, jogou por cinco temporadas e conquistou seis títulos, incluindo a Champions de 2006/07. Encerrou a carreira em 2008 jogando pelo time de Milão.

 

Zlatan Ibrahimovic

Prometemos 10 nomes, mas esse não pode ficar de fora. O Suéco conhecido pela sua elevada autoestima, também faz parte da lista de grandes nomes contratados por Berlusconi. A sua primeira passagem foi em 2010, vindo do Barcelona. Em 2012 saiu do time e voltou no fim do ano de 2019, onde ficou até anunciar a aposentadoria dos gramados, no último dia 4 de julho. Venceu os últimos dois títulos italianos do Milan, na temporada 2012/11 e na temporada 2021/22.

Compartilhe