2

Daniel Alves quebra silêncio e reage a acusação de estupro

Brasileiro falou pela primeira vez desde que foi preso na Espanha, acusado de violência sexual

21/06/2023 09:45 / atualizado em 21/06/2023 11:29
compartilhe
Preso há seis meses, Daniel Alves deve ser julgado no fim deste ano
foto: Iconsports

Preso há seis meses, Daniel Alves deve ser julgado no fim deste ano


 
Preso há cerca de seis meses no presídio de Brians 2, em Barcelona, acusado de estupro, Daniel Alves falou pela primeira vez à imprensa sobre o caso. 

Na conversa com o jornal 'La Vanguardia', Daniel deu sua versão dos fatos, pediu desculpas a esposa, Joana Sanz. Em março, a modelo anunciou o fim do casamento com o jogador em uma carta divulgada nas redes sociais. 

- Estou com a consciência muito tranquila sobre o que aconteceu naquela madrugada, no banheiro da discoteca - disse. Quando confrontado sobre a acusação de que não havia deixado a jovem sair do banheiro, ele negou. 

- Nada disso é verdade. Mas, ela com a sua consciência. Ela nunca me disse para parar. Ele também não fez nenhum gesto de querer ir embora. A porta estava aberta o tempo todo, ela poderia ter saído porque eu estava sentado praticamente o tempo todo no vaso sanitário.

Daniel reiterou que deu versões diferentes nos depoimentos sobre o caso por que não queria que a traição colocasse um ponto final no seu casamento. 

- Se alguém já amou de verdade, se conheceu, como eu, o amor verdadeiro, saberá que para preservar esse amor, se faz de tudo. E eu menti. Tive medo de perder a Joana e por isso menti. Lutei desesperadamente para salvar meu casamento da infidelidade, independentemente das consequências que estou pagando.

Segundo depoimento da suposta vítima, Daniel Alves passou do seu lado para ir embora enquanto ela chorava e relatava aos seguranças o que tinha acontecido. Ele nega que a tenha visto chorar, e diz que teria ido à delegacia ainda naquela noite.  

- Eu não a vi. Se eu tivesse visto chorando, teria parado para perguntar o que estava acontecendo. E naquele momento, se algum responsável pela discoteca me pedisse para esperar por um minuto porque uma jovem alegou que teria a agredido sexualmente, não iria para casa. Na mesma noite, eu apareceria em uma delegacia para esclarecer o que aconteceu. 

Perguntado pelo repórter por que ela estaria chorando se o contato havia sido consensual, ele dá a sua versão. 

- Bem, não importa quantas vezes eu pense sobre isso, eu também não sei. Talvez ela se sentiu mal depois de fazer isso. Deu um passo a frente e não sabia como sair da confusão que se meteu. (...) Não houve uma única noite que eu não dormi em paz. Eu nunca machuquei ninguém intencionalmente, nem naquela noite. Não sei se ela está com a consciência tranquila, se dorme bem à noite. Eu a perdôo. Não sei por que ela fez tudo isso, mas eu a perdoô.

A iniciativa de falar, segundo o ex-jogador do Pumas, veio como um pedido de desculpas a Joana Sanz. 

- [Resolvi falar para] Pedir desculpas à única pessoa a quem tenho de pedir desculpa, que é a minha mulher, Joana Sanz. A mulher com quem me casei há oito anos, com quem ainda sou casado e espero viver com ela por toda a minha vida. Já pedi perdão pessoalmente a ela aqui, na prisão, mas devo fazer isso publicamente, porque a história é pública, a ofensa é pública e ela merece essas desculpas públicas. Foram, estão sendo e serão dias muito difíceis para ela. 
 
O Pumas, do México, foi o último time de Daniel Alves antes de ser preso
foto: Iconsports

O Pumas, do México, foi o último time de Daniel Alves antes de ser preso


 
Quando será o julgamento de Daniel Alves? 


Na semana passada, a Justiça espanhola concluiu as investigações sobre a denúncia de estupro. O julgamento do jogador deve acontecer entre outubro e novembro deste ano. 

Por que Daniel Alves está preso?


Daniel Alves é acusado de estupro por uma mulher de 23 anos em uma boate de Barcelona, na Espanha. Ele está preso desde 20 de janeiro no presídio de Brians 2.

Durante o curso das investigações, o jogador apresentou diferentes e inconsistentes versões para o que teria acontecido dentro do banheiro da boate - primeiro, negou que conhecia a mulher. Depois, afirmou que esteve com a jovem, mas sem praticar nenhum ato sexual.

Ele chegou admitir que houve ato sexual, mas em uma relação consentida. Segundo a defesa, a mudança nos depoimentos foi uma tentativa de esconder a infidelidade de Joana Sanz, com quem estava casado na época. 

Uma câmera instalada no corpo do policial que prestou atendimento gravou acidentalmente a primeira versão da vítima sobre o caso, que bate com o seu depoimento. O relato bate também com as imagens, e ela chegou a descrever com detalhes uma tatuagem do jogador entre o abdômen e o pênis.
 

Como denunciar violência sexual no Brasil 


Se você foi vítima de abuso sexual ou conhece alguém que esteja em situação de risco, disque 100. O Disque Direitos Humanos é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. 

O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Nesses tipos de crime, as vítimas não precisam registrar boletim de ocorrência para receber atendimento médico e psicológico no SUS, mas o exame de corpo de delito só pode ser realizado com o documento em mãos. Esse exame pode auxiliar em um futuro processo judicial, e deve ser feito o mais rápido possível para que as provas não desapareçam. 

A Lei 12.845 prevê atendimento integral e gratuito no sistema público para vítimas de estupro, que inclui medicação de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, atendimento psicológico e até mesmo o aborto. Para saber onde o procedimento é feito de forma segura e dentro da lei, clique aqui

Compartilhe