2

Fifa define cidade que vai sediar o Mundial de Clubes de 2023

Torneio será disputado entre 12 e 22 de dezembro deste ano

26/06/2023 13:33 / atualizado em 26/06/2023 14:05
compartilhe

Mundial de Clubes de 2023 será disputado na Arábia Saudita
foto: Iconsport

Mundial de Clubes de 2023 será disputado na Arábia Saudita

 

A Fifa definiu nesta segunda-feira (26) a cidade que vai sediar os jogos do Mundial de Clubes de 2023: Jidá, na Arábia Saudita. O país já estava anunciado como sede desde fevereiro, mas a entidade agora confirmou que todas as partidas serão disputados nos estádios Cidade dos Esportes Rei Abdullah e Príncipe Abdullah al-Faisal.

 

Mundial está marcado para acontecer entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano, com sete equipes, no formato habitual. 

 

Seis já estão classificadas: Al Ittihad (campeão do país-sede), Auckland City (pela Oceania), Manchester City (pela Europa) e Urawa Red Diamons (pela Ásia), León (pela América do Norte, Central e Caribe) e Al Ahly (pela África). Falta apenas ser definido o representante da América do Sul, que será o campeão da Libertadores. 

 

A competição mundial será dividida em: primeira fase, quartas de final, semifinal e final. Os times da América do Sul e da Europa vão entrar, como de costume, apenas nas semis.  

Fifa terá Mundial com 32 clubes

Em 2025, nos Estados Unidos, a Fifa vai realizar a primeira Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes. Dois times brasileiros já têm vaga garantida: Palmeiras e Flamengo, campeões da Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente.

 

 

 

Os europeus Chelsea, da Inglaterra, e Real Madrid, da Espanha, além do saudita Al Hilal, o egípcio Al Ahly, o marroquino Wydad Casablanca, o mexicano Monterrey e o estadounidense Seattle Sounders, também já estão garantidos. 

 

— A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global — disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino

 

— Com alguns dos principais clubes do mundo já qualificados, torcedores de todos os continentes trarão sua paixão e energia para os Estados Unidos daqui a dois anos para este marco significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global — acrescentou.

 

 

 

 


Compartilhe