Os dois melhores times de cada grupo garantiram uma vaga. Ao todo, 16 clubes estão classificados para os playoffs da Libertadores 2023. Entre os brasileiros, apenas o Corinthians ficou pelo caminho e foi eliminado ainda na primeira fase. Internacional, Palmeiras, Flamengo Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG estão confirmados.
Regulamento do sorteio da Libertadores
Os 16 clubes classificados foram divididos em dois potes. Os times que se classificaram na liderança de seus grupos foram colocados no pote 1; os segundos colocados estão no pote 2. O único critério para o sorteio é que o primeiro colocado de um grupo precisa, necessariamente, enfrentar o segundo colocado de outro grupo. Ou seja, mesmo em potes diferentes, os times que estiveram no mesmo grupo na primeira fase, podem se enfrentar nas oitavas de final.
Pote 1
- Palmeiras (1)
- Olimpia (PAR, 2)
- Racing (ARG, 3)
- Boca Juniors (ARG, 4)
- Athletico-PR (5)
- Independiente Del Valle (EQU, 6)
- Internacional (7)
- Fluminense (8)
Pote 2
- Bolívar (BOL, 9)
- Flamengo (10)
- Nacional (URU, 11)
- Argentinos Juniors (ARG, 12)
- Atlético-MG (13)
- River Plate (ARG, 14)
- Atlético Nacional (COL, 15)
- Deportivo Pereira (COL, 16)
%uD83E%uDD29%uD83C%uDFC6 Tudo definido! Os 1%u20E36%u20E3 classificados e os potes para o sorteio das Oitavas de Final da CONMEBOL #Libertadores, na próxima quarta-feira.
%u2014 CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 30, 2023
%u2B50%uFE0F Quem tem melhor campanha decide o mata-mata em casa. Em busca da @GloriaEterna! pic.twitter.com/cOu6lqdYL9
Quando serão os jogos das oitavas de final da Libertadores?
As duas partidas decisivas aconteceram no início de agosto.
Ida: 2 de agosto
Volta: 9 de agosto
O que define o mando de campo na Libertadores?
Nas oitavas de final é simples. O time que ficou em primeiro lugar manda o jogo de volta em casa. Para as quartas de final e semifinal, é importante notar os números nos parênteses dos potes acima. Quem tiver o menor número tem o direito do mando de campo.
Gol fora de casa é critério na Libertadores?
Sendo simples e direto, a resposta é: não. Desde a temporada de 2022 a Libertadores excluiu o gol fora de casa como critério de desempate. Sendo assim, em caso de empate após os dois jogos de cada confronto, a decisão será nos pênaltis.
A última vez que o que um resultado foi definido com a regra do gol fora de casa foi no duelo entre Palmeiras e Atlético-MG, na Libertadores de 2021. Naquele ano, os paulistas levaram a melhor depois de empatar em 0 a 0 no Allianz, e em 1 a 1 no Mineirão.