2

Em evento com trio de Minas, LaLiga formaliza proposta por liga brasileira

Encontro em São Paulo foi articulado por Ronaldo, que está perto de se tornar acionista majoritário da SAF Cruzeiro

15/03/2022 15:37 / atualizado em 15/03/2022 16:14
compartilhe
Encontro em São Paulo reuniu representantes de clubes brasileiros
foto: Divulgação

Encontro em São Paulo reuniu representantes de clubes brasileiros

Em evento na manhã desta terça-feira (15), em São Paulo, dirigentes da XP Investimentos, Alvarez & Marsal e LaLiga (Liga Espanhola de Futebol) apresentaram aos representantes de equipes brasileiras - das Séries A e B - uma proposta de criação da liga nacional de clubes. Participaram do encontro membros das cúpulas de América, Atlético e Cruzeiro.

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, veio da Espanha ao Brasil exclusivamente para o encontro, articulado por Ronaldo, que está perto de se tornar sócio-majoritário da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro e participou do evento. CEO do Atlético, Bruno Muzzi representou o alvinegro na reunião. Já pelo América, o vice-presidente jurídico, Henrique Saliba, marcou presença.  

"Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira", afirmou Tebas.

O projeto apresentado nesta terça, conforme informou a assessoria de imprensa do grupo espanhol, apontou as principais diretrizes para a estruturação de uma liga no país, incluindo questões de governança e gestão, direitos de transmissão, além do relacionamento com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e outras federações.

Apesar das expectativas, não foram apresentados nomes de potenciais investidores interessados na compra de um percentual da eventual liga. A assessoria de comunicação do evento afirmou que "caberá à XP trazer o investidor a partir de um projeto suportado pela capacidade operacional da LaLiga, somada à expertise de implementação e gestão do time da Alvarez & Marsal".

"Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional", avaliou Pedro Mesquita, diretor da XP.

Além do grupo formado por espanhóis, XP e Alvarez & Marsal, os clubes brasileiros deverão ouvir nas próximas semanas outras duas empresas dispostas a investirem na criação de uma liga nacional.

Compartilhe