2

Lembrança de batismo de Pelé estampa parede de igreja em Três Corações

Rei do Futebol respondeu a mensagem enviada por padre de sua cidade natal pouco mais de um ano antes de morrer em São Paulo

30/12/2022 17:50 / atualizado em 30/12/2022 19:19
compartilhe
Igreja Matriz de Três Corações, onde Pelé foi batizado
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Igreja Matriz de Três Corações, onde Pelé foi batizado

A Matriz da Sagrada Família é mais um dos pontos de Três Corações, no Sul de Minas, que carrega a memória da infância de Edson Arantes do Nascimento antes que ele se consagrasse como Rei do Futebol. A estrutura quase centenária da igreja guarda a pia batismal onde Pelé foi batizado e é onde está estampada também uma das últimas demonstrações de carinho do craque com sua cidade natal.

Três Corações lamenta morte de Pelé, filho ilustre



Em abril do ano passado, quando Pelé completou 80 anos desde o batismo, o padre Alex José Adão decidiu enviar ao ex-jogador uma cópia da página do livro de registros da paróquia em que consta a introdução do pequeno Edson, que sequer tinha completado um ano, no mundo da Igreja.



Padre Alex Jose Adão, pároco da Igreja Matriz da Sagrada Família, mostra as lembranças de Pelé
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Padre Alex Jose Adão, pároco da Igreja Matriz da Sagrada Família, mostra as lembranças de Pelé

"Procuramos o registro e descobrimos que ele foi batizado em 6 de abril de 1941 e, quando essa data se aproximou, enviamos uma lembrança com uma cópia do registro de batismo, uma foto da pia batismal, uma foto da fachada da igreja e um pequeno bilhete", conta o sacerdote.

Pelé recebeu a lembrança e retribuiu o carinho com uma foto sorrindo segurando o quadro, que o padre Alex mostra com alegria em seu telefone celular.

"Não esperava que ele fosse agradecer com a foto, com uma feição alegre e mostrando que reconhece essa lembrança religiosa. Para nós foi muito significativo".

A mensagem enviada ao rei do futebol trazia votos de recuperação, já que o ex-jogador já travava sua batalha final contra o câncer. Uma réplica do bilhete enviado a Pelé está emoldurada e orna as paredes de onde a pia batismal da igreja fica exposta.

Missas para o Rei

O padre Alex conta que, desde que Pelé foi internado, há pouco mais de um mês, as missas da cidade têm menções a seu filho mais ilustre.

Segundo o pároco, a morte do craque foi muito sentida pela comunidade, que tem frequentado celebrações com destinação especial ao ex-jogador.

"A gente sente que a população está sentindo muito a morte. Aqui temos contato direto com pessoas da família e era um símbolo da cidade. O recado dele com a foto ao lado da lembrança do batismo também foi uma maneira de reconhecer esse laço", conta.

Compartilhe