Igreja Matriz de Três Corações, onde Pelé foi batizado
A Matriz da Sagrada Família é mais um dos pontos de Três Corações, no Sul de Minas, que carrega a memória da infância de Edson Arantes do Nascimento antes que ele se consagrasse como Rei do Futebol. A estrutura quase centenária da igreja guarda a pia batismal onde Pelé foi batizado e é onde está estampada também uma das últimas demonstrações de carinho do craque com sua cidade natal.
Museu Terra do Rei, em Três Corações, em luto - foto: Gladyston Rodrigues/EM/DAPressPraça Pelé no Centro de Três Corações. Na foto, flores na estátua de Pelé - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações registra alta na visita de fãs do Rei do Futebol - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressFernando Ortis, idealizador da Casa Pelé e diretor de Cultura - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressFrancisca Isabel da Silva, guia da Casa Pelé, onde o Rei morou em Três Corações - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressCasa em que Pelé morou em Três Corações, no Sul de Minas, vira ponto de encontro de fãs do Rei. - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressPraça Pelé no Centro de Três Corações. Na foto, flores na estátua de Pelé - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressPraça Pelé no Centro de Três Corações. Na foto, flores na estátua de Pelé - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PressPraça Pelé no Centro de Três Corações. Na foto, flores na estátua de Pelé - foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
Em abril do ano passado, quando Pelé completou 80 anos desde o batismo, o padre Alex José Adão decidiu enviar ao ex-jogador uma cópia da página do livro de registros da paróquia em que consta a introdução do pequeno Edson, que sequer tinha completado um ano, no mundo da Igreja.
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Padre Alex Jose Adão, pároco da Igreja Matriz da Sagrada Família, mostra as lembranças de Pelé
"Procuramos o registro e descobrimos que ele foi batizado em 6 de abril de 1941 e, quando essa data se aproximou, enviamos uma lembrança com uma cópia do registro de batismo, uma foto da pia batismal, uma foto da fachada da igreja e um pequeno bilhete", conta o sacerdote.
Pelé recebeu a lembrança e retribuiu o carinho com uma foto sorrindo segurando o quadro, que o padre Alex mostra com alegria em seu telefone celular.
"Não esperava que ele fosse agradecer com a foto, com uma feição alegre e mostrando que reconhece essa lembrança religiosa. Para nós foi muito significativo".
A mensagem enviada ao rei do futebol trazia votos de recuperação, já que o ex-jogador já travava sua batalha final contra o câncer. Uma réplica do bilhete enviado a Pelé está emoldurada e orna as paredes de onde a pia batismal da igreja fica exposta.
Missas para o Rei
O padre Alex conta que, desde que Pelé foi internado, há pouco mais de um mês, as missas da cidade têm menções a seu filho mais ilustre.
Segundo o pároco, a morte do craque foi muito sentida pela comunidade, que tem frequentado celebrações com destinação especial ao ex-jogador.
"A gente sente que a população está sentindo muito a morte. Aqui temos contato direto com pessoas da família e era um símbolo da cidade. O recado dele com a foto ao lado da lembrança do batismo também foi uma maneira de reconhecer esse laço", conta.