Nikolas foi citado pela operação após entrar em acordo com apostadores para cometer um pênalti na partida entre Esportivo e Novo Hamburgo, válida pelo Gaúchão, no dia 11 de fevereiro de 2023.
O jogador entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo e cometeu a penalidade, perdida pelo Esportivo, aos 30 minutos. Nikolas também levou cartão amarelo no lance.
Imagens do lance e conversas de aplicativos tomadas pelo MP-GO foram usadas durante o julgamento. O jogador e seus advogados não compareceram ao julgamento para apresentar defesa.
O plano
Nikolas recebeu mensagem de apostadores prometendo R$ 80 mil para que ele cometesse um pênalti contra o Esportivo, com R$ 5 mil sendo pagos como sinal.
Antes do jogo, ele conversou com um dos apostadores e garantiu que cometeria o pênalti.
- Primeiro lance meu na área é carriola. Azar. Escanteio, agarrar - afirmou o atleta.
Após o jogo e o sucesso na missão, Nikolas voltou a falar com o apostador.
- Você é pica, brabo! - disse o apostador.
- Aqui é palavra de homem. Eu sabia que ia entrar no jogo, então não tinha erro - afirmou Nikolas.
Jogador não foi denunciado
Apesar de confessar ter recebido para cometer a penalidade, Nikolas não foi denunciado pelo MP-GO por ter aceitado colaborar com as investigações. Outros sete jogadores foram denunciados na segunda fase da operação.
Outro julgamento é adiado
O julgamento de Jarro, que também colaborou com a investigação do MP-GO, acabou adiado a pedido da defesa do atleta. O TJD-RS aceitou o pedido do advogado Diogo Rodrigues para rever as provas e um prazo maior para a formulação da defesa.