2

Presidente do Vila Nova pede que CPI investigue jogo da Série B de 2022

Durante depoimento em Brasília, Hugo Jorge Bravo mostrou desconfiança sobre pênalti cometido em jogo que não envolveu seu time

30/05/2023 20:20
compartilhe
Presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, durante depoimento na CPI
foto: MyKe Sena/Câmara dos Deputados

Presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, durante depoimento na CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a manipulação de resultados em partidas de futebol ouviu as primeiras testemunhas nesta terça-feira (30), durante sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. E uma das pessoas ouvidas pelos deputados fez um pedido para que um jogo em específico seja investigado.

O presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, pediu que os deputados investigassem o jogo entre Chapecoense e Náutico, válido pela 37ª rodada da Série B de 2022, partida determinante para que a equipe catarinense não fosse rebaixada.

- Tenho certeza absoluta que [o Náutico] foi sacaneado por apostadores. Desafio qualquer um dos senhores deputados, e eu não posso ser incoerente e injusto, mas não posso deixar de falar que o pênalti que aconteceu em Chapecoense e Náutico, tem que ser objeto de análise dessa casa - disse Bravo durante depoimento.

O lance citado pelo presidente do Vila Nova é um pênalti, ainda no primeiro tempo, cometido pelo zagueiro Arthur Henrique. Após bola cruzada na área, o defensor puxou o atacante Perrotti. O árbitro não assinalou a penalidade em campo, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo e prontamente marcou a infração.
 
 

Policial de formação, Hugo Jorge Bravo fez em novembro do ano passado a denúncia que deu as primeiras informações para que o Ministério Público de Goiás deflagrasse a operação Penalidade Máxima, que segue em trabalho e já investigou jogos das Séries A e B do Brasileirão de 2022, além de partidas dos estaduais de Rio Grande do Sul e São Paulo de 2023.
 

Recentemente, Bravo foi procurado pelo presidente do Náutico, Diógenes Braga, que compartilhou que tinha suspeitas sobre jogos da equipe na última temporada e que não era o único mandatário de clube que tinha a mesma opinião. 

Jogo é alvo de polêmica com ídolo do Náutico


Após o fim da Série B do ano passado, sem mencionar nomes, o ídolo do Náutico Kuki afirmou ao repórter Wellington Araújo que suspeitava que algo teria acontecido algo no clube na reta final do torneio, citando o jogo contra a Chapecoense como exemplo.

- É só você olhar o jogo da Chapecoense o que ele fez. Ele puxa o cara e joga-o para dentro. Vergonhoso. Eu liguei para Nei Pandolfo [então executivo de futebol do Náutico] e disse: 'tira agora para desmoralizar'. Quase tive um treco, eu tremia no sofá - afirmou o hoje auxiliar técnico do Náutico.

Arthur Henrique enviou uma notificação extrajudicial a Kuki pedindo retratação, mas não foi atendido. Sem respostas, o zagueiro entrou com um processo contra o ex-jogador, cobrando um prejuízo de R$ 55 mil.

Compartilhe