2

Fla-Flu da Copa do Brasil decide quem terá paz ou crise

Rivais chegam ao segundo jogo em situação muito pior do que na época do sorteio

01/06/2023 06:00 / atualizado em 01/06/2023 00:01
compartilhe
Flamengo e Fluminense decidem oitavas de final da Copa do Brasil em busca de paz, mas podem acabar em crise
foto: Iconsport

Flamengo e Fluminense decidem oitavas de final da Copa do Brasil em busca de paz, mas podem acabar em crise



Quando Flamengo e Fluminense subirem ao gramado do Maracanã nesta quinta-feira (1), às 20h (horário de Brasília), não será só uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil que estará em jogo. Além da classificação, a paz é o objetivo dos rivais. Mas a crise pode ser a realidade após após o apito final.

Após empate sem gols na ida, Fla e Flu chegam à partida de volta em situação muito pior do que quando o sorteio os colocou frente a frente. Quem for eliminado mergulhará ainda mais em sua crise e o classificado verá o momento mudar da água para o vinho.

O lado rubro-negro vê problemas disciplinares, rusgas no elenco e muitas questões fora de campo para resolver. O Flamengo não vem em bom momento, mesmo que viva sua maior invencibilidade em 2023 -- são seis jogos, com três vitórias e três empates. Os resultados do time de Jorge Sampaoli, entretanto, não convencem e escancaram crises de relacionamento.

Em má fase em 2023, Gabi vê liderança questionada no Flamengo e rusgas com David Luiz e outros líderes
foto: Iconsport

Em má fase em 2023, Gabi vê liderança questionada no Flamengo e rusgas com David Luiz e outros líderes



A parte tricolor do clássico tem bom ambiente no elenco, mas vive má fase técnica. Os muitos desfalques cobram a conta em sequência difícil e o Fluminense não vence ou faz gols há quatro jogos, mesmo tempo que o argentino Germán Cano não balança as redes.

Cano não balançou as redes nos últimos quatro jogos e igualou maior jejum pelo Fluminense; hoje, vê maior vítima
foto: Iconsport

Cano não balançou as redes nos últimos quatro jogos e igualou maior jejum pelo Fluminense; hoje, vê maior vítima



O clássico de 111 anos já viveu diversos momentos em que definiu o céu ou o inferno de cada lado do Maracanã. Se será o setor norte ou o sul que sorrirá depois do jogo, ninguém ainda sabe. Mas no Ninho do Urubu e no CT Carlos Castilho, o clima está longe de ser festivo.

Flamengo tem briga, afastamento e divisões no vestiário


Os bastidores do Flamengo estão em efervescência. Problemas disciplinares, brigas entre lideranças do elenco e até na diretoria. A semana no Ninho do Urubu começou agitada com o afastamento permanente de Marinho das atividades profissionais, por indisciplina.

Marinho foi afastado pelo Flamengo por indisciplina; atitude escancarou divisões no elenco
foto: Iconsport

Marinho foi afastado pelo Flamengo por indisciplina; atitude escancarou divisões no elenco



Inicialmente, alguns jogadores e o próprio atleta entenderam como desrespeito e exagero por parte da diretoria. Os problemas de relacionamento dentro do elenco também vieram à tona e mostraram que a má fase não se resume ao campo. 

Rodolfo Landim marcou presença no Ninho do Urubu na manhã dessa quarta-feira (31), véspera do clássico. O presidente fez uma reunião com elenco, diretoria e comissão técnica com a intenção de apaziguar os ânimos e unir forças para o confronto contra o Fluminense. 


No entanto, o ambiente não é bom. Apesar da recente mudança de técnico, de Vítor Pereira para Sampaoli, pessoas do dia a dia do clube relatam que o clima é ruim. E a postura do treinador argentino, de acordo com as informações apuradas pelo Superesportes, não contribui. 

A característica de não repetir escalação tem incomodado alguns. As reclamações normalmente são sobre sempre ter uma novidade dentro do campo às vésperas de um jogo e pouco tempo para a adaptação das ideias. Além disso, a falta de comunicação de Sampaoli com alguns jogadores também é citada.

Fluminense sofre queda de desempenho com desfalques


 
Do lado tricolor, o ambiente é diametralmente oposto, mas a fase dentro de campo é a pior de todo o 2023 que começou com esperanças. Campeão carioca sobre o rival da noite com direito a goleada na decisão, o Flu vive queda de rendimento enquanto sofre com desfalques.

Destaques do time, Cano e Arias não têm jogado bem, e o time soma atuações ruins além dos sucessivos resultados adversos. A equipe perdeu todo o seu lado esquerdo, deixou de ser criativa e não reproduz o melhor do "Dinizismo" nos últimos jogos.

Para o jogo desta quinta-feira, a equipe segue sem Alexsander e Keno, e ainda terá a ausência de Felipe Melo, expulso no jogo de ida. Manoel será seu substituto na zaga. 

Grande contratação do Fluminense para 2023, Marcelo é dúvida para o jogo; time está invicto com lateral
foto: Iconsport

Grande contratação do Fluminense para 2023, Marcelo é dúvida para o jogo; time está invicto com lateral


A grande dúvida é Marcelo, que cumpriu todo o cronograma para voltar ao time até a quarta (31), mas não foi a campo treinar na véspera do jogo. 

O lateral chegou a dizer para pessoas próximas que jogaria até no sacrifício, mas deixou funcionários, elenco e torcida apreensivos. Ele provavelmente será relacionado, mas não se sabe, ainda, se começará como titular.

Tira-teima em mata-mata


Apesar dos 111 anos de rivalidade e 444 jogos ao todo, Flamengo e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes em mata-matas fora do Campeonato Carioca antes deste confronto pela Copa do Brasil.


O tricolor se classificou com dois empates na Copa Sul-Americana de 2009, e o rubro-negro levou a melhor em 2017, quando venceu o primeiro jogo e conseguiu empate suado por 3 a 3 na volta. 

Quem vencer o segundo jogo das oitavas de final, após empate sem gols na partida de ida, terá a vantagem em confrontos de mata-mata. 

Em finais, o Flu leva a melhor sobre o Fla, com dez títulos contra seis do rival.

Compartilhe