2

São Paulo x Palmeiras: por que desfalque de zagueiro é alívio para Tricolor

Equipes se enfrentam no clássico deste domingo (11), às 16h (horário de Brasília), pelo Brasileirão

10/06/2023 06:00 / atualizado em 09/06/2023 23:41
compartilhe

Bola aérea defensiva tem sido problema para o time de Dorival Júnior
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Bola aérea defensiva tem sido problema para o time de Dorival Júnior



Palmeiras vai jogar o clássico contra o São Paulo sem seu principal zagueiro, Gustavo Gómez, que está suspenso com três cartões amarelos. O duelo das 16h (horário de Brasília) deste domingo (11), no Morumbi, é válido pela décima rodada do Brasileirão.

 

A ausência do defensor é motivo de sobra para os donos da casa no Choque-Rei respirarem aliviados. E aqui não estamos falando dos atacantes Luciano e Calleri, mas sim do sistema defensivo do técnico Dorival Júnior.  

Gómez tem recorde histórico no Palmeiras


Gustavo Gómez tem 32 gols marcados pelo Palmeiras e é o segundo na lista de zagueiros artilheiros da história do clube. Está empatado com Loschiavo (que jogou entre os Anos 1920 e 30) e atrás apenas do ídolo alviverde Luís Pereira, que tem 36 gols.

O paraguaio já marcou duas vezes contra o São Paulo, ambas em clássicos pelo Brasileirão, em 2018 e no ano passado.

Nesta temporada Gómez tem quatro gols marcados, incluindo um na virada sobre o Barcelona de Guayaquil, há três dias.

– Obviamente fico feliz por chegar a marcas de ídolos do clube, mas para mim o mais importante é ajudar o time a ganhar e brigar por títulos. Estou desfrutando muito o momento – disse Gustavo Gómez após a vitória por 4 a 2 na Libertadores.

 

São Paulo respira aliviado 


O motivo para o São Paulo comemorar a ausência de Gustavo Gómez tem a ver justamente com a defesa da equipe. É que a bola aérea em que o paraguaio é tão letal também surge como grande problema do Tricolor sob o comando de Dorival Júnior.

 

O São Paulo sofreu dez gols desde que o técnico assumiu a equipe. Quatro deles vieram em jogadas de bola aérea. Ou seja: 40% dos gols.

 

Não à toa, Dorival admite que a bola aérea defensiva é uma das principais deficiências da equipe. Mas o treinador também faz uma ressalva: o Tricolor tem sofrido pouco com jogadas construídas por baixo.

 

– Questiono vocês e tentem se lembrar alguma jogada que tenha acontecido nesse sentido. Isso não aconteceu em momento algum. Isso me traria preocupação. Bolas alçadas? Sempre vai haver briga. Temos que seguir melhorando? Sim – disse o técnico, em entrevista coletiva recente. 

 

Gustavo Gómez é desfalque do Palmeiras no clássico
foto: Cesar Greco/Divulgação Palmeiras

Gustavo Gómez é desfalque do Palmeiras no clássico

 

 

São Paulo: defesa titular à disposição

 

O São Paulo terá todos os seus titulares da defesa à disposição para o clássico. O sistema defensivo deve ter: Rafael; Rafinha, Arboleda, Lucas Beraldo e Caio Paulista. 

 

Palmeiras: quem vai jogar no lugar de Gómez


A tendência é que Kaiky Naves herde a vaga de Gómez, porque Murilo ainda se recupera da cirurgia que fez no ombro. Outra opção para Abel Ferreira é improvisar o volante Jailson como zagueiro.

 


Compartilhe