2

Mineirão é eleito como melhor estádio do mundo por ingleses; veja ranking

Empresa que fornece ingressos para jogos na Inglaterra destaca estádio mineiro em novo ranking

03/07/2023 20:32
compartilhe
Mineirão foi destaque entre estádio da Europa, Américas, África e Ásia
foto: Iconsport

Mineirão foi destaque entre estádio da Europa, Américas, África e Ásia


Qual é o melhor estádio de futebol do mundo? Segundo a empresa Ticketgum, fornecedora de ingressos para jogos na Inglaterra, o Mineirão está na frente de todos os gigantes da Europa e do Brasil.

A empresa, que também forenece ingressos para outros eventos esportivos e musicais no Reino Unido, reuniu dados de mais de 140 estádios nas Américas do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. Eles realizaram o estudo por meio de um índice de pontuação próprio de vai de 0 a 100, baseado em seis fatores:

  • Capacidade do estádio
  • Número médio de gols marcados no local
  • Frequência média de torcida por mês
  • Avaliação do público no Google
  • Volume de pesquisa global de cada estádio
  • Engajamento no TikTok e Instagram

“Os estádios não são apenas um lugar para assistir a esse esporte incrível: eles também são um lugar para as comunidades se reunirem”, diz o texto de divulgação da pesquisa.

A empresa não deixa claro qual é o recorte de tempo considerado para definir a média de gols e público dos estádios, mas explica que foram utilizados dados da Associação de Estatísticas de Futebol, uma entidade britânica que usa dados da Fifa.

Foram considerados apenas estádios que pertencem a um clube ou que receberam jogos da seleção do país, que já sediaram partidas internacionais e que possuem capacidade mínima de 40 mil pessoas.

Em relação às avaliações do público no Google, foram analisados apenas os que receberam pelo menos mil avaliações. Essa condição, o número de hashtags no Instagram e o número de visualizações no Tiktok foram fatores que receberam um peso menor no cálculo da nota do índice de cada concorrente.
 

Mineirão foi escolhido como melhor estádio do mundo


Apesar de não estar entre os maiores estádios do planeta - o Mineirão comporta 61.846 pessoas -, o principal estádio de Minas Gerais tem uma alta avaliação do público no Google (4,7) e uma média de quatro gols por partida.

Além desses números, o Mineirão foi citado mais de 508 mil vezes em hashtags no Instagram. O estádio ficou com a nota 83,4 no índice criado pela Ticketgum.

Nenhum outro brasileiro aparece no ranking global. Entre os dez melhores estádios, estão dois americanos, dois ingleses, um escocês, dois mexicanos, um espanhol e um indonésio. Após o Mineirão, aparece o Celtic Park, na Escócia, com 80,74 de pontuação, e o estádio de Wembley, na Inglaterra, com 79,45.

Confira o ranking mundial:
 


Mineirão se destaca na América do Sul


Apesar da pequena vantagem sobre o segundo lugar do ranking global, o Mineirão ganha mais destaque quando comparado aos outros estádios brasileiros e sulamericanos. O segundo lugar da lista do continente é ocupado pelo Maracanã, que obteve 65,45 pontos no índice da empresa inglesa.

“Indiscutivelmente o campo de futebol mais famoso do Brasil, o estádio do Rio de Janeiro usado pelo Flamengo e Fluminense possui uma enorme capacidade de 78 mil lugares e forte avaliação do Google, mas perde em primeiro lugar devido a muito menos hashtags do Instagram, perto de 26 mil”, diz o relatório.

Em terceiro lugar, aparece o Beira-Rio, do Internacional. O primeiro e o único estádio de fora do Brasil a aparecer entre os cinco primeiro colocados é o Monumental, do River Plate, na Argentina. Em quinto lugar vem a Arena Fonte Nova, do Bahia.

Veja o ranking sulamericano abaixo:
 

Compartilhe