2

Lisca x Cuca: o que o título do Mineiro pode significar para cada um?

Treinadores de América e Atlético disputarão taça neste domingo e no sábado, dia 22

14/05/2021 08:00 / atualizado em 14/05/2021 01:39
compartilhe

Lisca, do América, e Cuca, do Atlético
foto: Montagem com imagens de Mourão Panda/América e Pedro Souza/Atlético

Lisca, do América, e Cuca, do Atlético

Lisca, do América, e Cuca, do Atlético, disputarão, nos próximos fins de semana, o título do Campeonato Mineiro. Em estágios diferentes de trabalho em seus clubes, os treinadores almejam a conquista do Estadual por motivos distintos. O que a taça pode significar para cada um deles? O Superesportes lista os principais fatores a seguir.

 

Coelho e Galo iniciarão a disputa da taça do Mineiro no próximo domingo (16), às 16h, no Independência, em Belo Horizonte. O jogo de volta será realizado no sábado seguinte (22), às 16h30, no Mineirão, também na capital mineira.

 

Por ter tido a melhor campanha da fase classificatória, o Atlético jogará por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ser campeão. 


Lisca


Para o técnico do América, um possível título do Campeonato Mineiro será muito relevante. São várias razões que ajudam a explicar essa tese.

Primeiro, pela representatividade de superar mais um rival em Minas Gerais. O Coelho já eliminou o Cruzeiro nas semifinais, e bater o Atlético significaria reforçar o peso que o clube alviverde vem reconquistando no futebol nacional. Isso se torna ainda mais relevante quando leva-se em conta a capacidade de investimento do rival alvinegro, muito superior à do América. 

Este também seria o primeiro grande título da carreira de Lisca. Até então, a conquista de maior expressão no ‘currículo’ do gaúcho é o extinto Troféu Asa Branca, disputado entre o campeão da Copa do Nordeste e um ‘grande’ convidado do futebol brasileiro. Em 2016, com o Ceará, Lisca bateu o Flamengo por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 3 a 3 no tempo regulamentar.

Com o título estadual em 2021, o nome de Lisca ganharia ainda mais projeção no mercado. O treinador já esteve vinculado em especulações ligadas ao Santos e ao Grêmio, mas as conversas não evoluíram. Com respaldo e reconhecimento por parte da grande mídia do país pelo bom trabalho que conduz à frente do Coelho, o gaúcho mira um ‘grande salto’ na carreira após cumprir metas no clube mineiro.

Por fim, a conquista diante do Atlético seria um grande ‘acréscimo de moral’ para o América na sequência da temporada. A equipe tem pela frente um ano desafiador, e almeja a primeira permanência na Série A do Campeonato Brasileiro em sua história. Superar o rival, que hoje é um dos clubes com maior disposição de recursos financeiros no país, daria mais respaldo ao trabalho que vem sendo desenvolvido no clube.

Cuca

 
Para Cuca, a conquista do Campeonato Mineiro significaria, primeiramente, o fim de um ‘jejum pessoal’. O treinador não comemora um título desde 2016, quando foi campeão brasileiro com o Palmeiras.

Pela capacidade de investimento e o elenco de que dispõe, o Atlético carrega o ‘peso’ de ser o favorito na decisão do Campeonato Mineiro. Assim, o título também é importante para o trabalho de Cuca no Galo já que significa o cumprimento daquilo que é considerado como uma ‘obrigação’ por grande parte dos torcedores alvinegros.

Ainda em período de reafirmação e ‘reconquista’ da confiança de uma parcela da torcida, Cuca mira a taça também para ter mais tranquilidade no cargo técnico. Parte dos adeptos do clube foram contrários à sua contratação e consideraram a transição do trabalho de Jorge Sampaoli para o seu como um ‘retrocesso’.

Por fim, o possível título diante do América traria, evidentemente, maior confiança ao elenco para a sequência da temporada. O Atlético vive uma ruptura radical em seu modelo de jogo, mas também passa por uma ‘maratona’ de partidas logo no início da temporada. A conquista da Libertadores foi estipulada como a principal meta da atual diretoria alvinegra, ainda que a intenção do clube seja competir fortemente em todas as frentes - como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Compartilhe