2

Governo de Minas autoriza volta de público aos estádios na onda verde

Hoje, a região do Vale do Aço é a única na fase verde do programa Minas Consciente

08/07/2021 13:05 / atualizado em 08/07/2021 14:00
compartilhe

Ipatingão pode ser o primeiro estádio a receber público em MG
foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

Ipatingão pode ser o primeiro estádio a receber público em MG


O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, disse nesta quinta-feira (8) que os municípios que estão na onda verde do programa Minas Consciente poderão receber público em jogos de futebol. Nesses locais, não haverá limite da presença de pessoas em eventos, desde que respeitando medidas de distanciamento, higiene e uso de máscara.

Hoje, a região do Vale do Aço, onde se localiza a cidade de Ipatinga, é a única na fase verde do Minas Consciente. Dessa forma, somente municípios dessa área poderão ter futebol com público, caso haja autorização da FMF. Jogos com torcedores estavam desautorizados no estado desde março do ano passado.

"O Minas Consciente já prevê a realização de eventos pelos critérios sanitários de distanciamento e número de pessoas por evento. Na onda vermelha, o máximo são 30 pessoas. Na amarela, 250 pessoas. E, na verde, não há o limite por pessoas, mas é exigido o protocolo que inclui o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento mínimo", disse o secretário.


Após a entrevista do secretário, o Governo de Minas soltou o seguinte comunicado. 

 

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a cidade de Ipatinga, na macrorregião do Vale do Aço, entra para a Onda Verde do plano Minas Consciente neste sábado (10/07), conforme as deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19 desta semana. Neste estágio do plano são permitidos eventos, incluindo jogos de futebol, sem limite de público, contando que sejam respeitadas todas as regras de prevenção à COVID-19, incluindo o distanciamento social mínimo de 4m² por pessoa, além do uso de máscara e higienização".

Em contato com a reportagem, a Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não se posicionou sobre o assunto. O retorno de público aos estádios somente será possível com a anuência da FMF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nenhum município do país voltou a sediar jogos oficiais com torcedores desde o agravamento da pandemia de COVID-19.

Na última semana, o Ipatinga Futebol Clube solicitou à FMF a liberação de público no Ipatingão, após a aprovação do decreto municipal 9.720, que diz que o estádio poderá receber público limitado a 15% de sua capacidade total, que é de 22 mil torcedores.

Belo Horizonte, na região Central do estado, está na fase vermelha do programa Minas Consciente, portanto não pode receber jogos com público.


Compartilhe