2

Por reforma do gramado, Mineirão não receberá Cruzeiro x Vitória

Estádio voltará a funcionar no jogo entre Atlético e Palmeiras

09/08/2021 15:44 / atualizado em 09/08/2021 17:02
compartilhe
Gramado do Mineirão está em processo de reformulação
foto: Divulgação/Mineirão

Gramado do Mineirão está em processo de reformulação

Com o gramado em reforma desde o dia 2 de agosto, o Mineirão não receberá o próximo jogo do Cruzeiro na Série B, contra Vitória, às 19h desta quarta-feira, pela 17ª rodada. A partida será realizada no Independência, assim como o confronto seguinte, diante do Sampaio Corrêa, às 16h30 de sábado, pela 18ª rodada.

O estádio voltará a funcionar no sábado, 14 de agosto, às 19h, quando Atlético e Palmeiras medem forças pela 16ª rodada do Brasileiro. O confronto valerá a primeira posição da competição: o Galo é líder, com 34, e o Verdão aparece em segundo, com 32.

Segundo a Minas Arena, gestora do estádio, a decisão foi tomada com o objetivo de recuperar as condições do gramado para o restante do ano. “Precisamos tomar uma decisão visando a temporada completa. A pausa é fundamental para que o gramado esteja pronto para este segundo semestre de decisões e jogos importantes”, afirmou Samuel Lloyd, diretor do Mineirão.

De acordo com Otávio Goes, gerente técnico do estádio, a sequência de jogos no ano e o fato de não bater sol no setor norte durante o inverno foram os maiores obstáculos. “Tentamos trabalhar contra o tempo e adversidades climáticas para não impactar nos jogos de nenhum dos times, mas precisamos priorizar a recuperação do gramado neste momento”.

Em comunicado oficial, a Minas Arena explicou como funciona a técnica de reabilitação da grama: No processo de recuperação, o trabalho com o gramado é feito em três etapas: primeiro acontece o corte vertical. Na sequência, é realizado o corte que deixa o gramado uniforme, e, por fim, é plantada a semente de inverno”.

“Entre as atividades que serão realizadas neste período de intervenção está a intensificação de tratamentos com luzes artificiais, aplicação de adubo, irrigação, fortificação, prevenção de fungos e pesticidas e fechamento de buracos, além do descanso”.

Copa Libertadores


A exigência da Confederação Sul-Americana de Futebol por um gramado de qualidade também pesou para a suspensão dos jogos no Mineirão. O Atlético enfrentará o River Plate na quarta-feira, 18 de agosto, às 21h30, pelo confronto de volta das quartas de final da Copa Libertadores.

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a presença de público no Mineirão, limitada em 30% da capacidade do estádio, após a queda na taxa de transmissão de COVID-19 e o aumento do índice de vacinados contra a doença.

O jogo Atlético x River Plate receberá 16 mil torcedores, que serão obrigados a usar máscara no estádio e terão de apresentar exame com resultado negativo para o novo coronavírus.

Compartilhe