2

Quedas do Cruzeiro diante do River na Libertadores são alertas para o Galo

Vexame em 2015 e eliminação nos pênaltis em 2019; a Raposa caiu frente aos Millonarios mesmo fazendo o segundo jogo no Mineirão

15/08/2021 12:41 / atualizado em 15/08/2021 13:09
compartilhe
Cruzeiro foi goleado pelo River em 2015, no Mineirão, e deu adeus à Libertadores
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Cruzeiro foi goleado pelo River em 2015, no Mineirão, e deu adeus à Libertadores


O Atlético consolidou a liderança no Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Palmeiras e agora mira a Copa Libertadores. O Galo venceu o River Plate, por 1 a 0, no jogo de ida das quartas de final, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O resultado está longe de significar tranquilidade na partida de volta, tão pouco classificação, especialmente quando a decisão é no Mineirão. O Cruzeiro que o diga. A Raposa foi eliminada nas duas últimas vezes em que encontrou os Millonarios no torneio. 

Em 2015, a situação celeste era idêntica à do Galo neste momento. O Cruzeiro venceu no Monumental de Núñez, por 1 a 0, abrindo vantagem no mata-mata das quartas de final. No Gigante da Pampulha, porém, foi o River que se sobressaiu com a goelada de 3 a 0. Os 55 mil torcedores no estádio presenciavam um dos maiores vexames da história da Raposa. O time do técnico Marcelo Gallardo, por outro lado, seguia rumo à conquista de mais uma Libertadores. 
Já o encontro entre Cruzeiro e River, quatro anos depois, foi pelas oitavas de final. O desfecho, porém, foi o mesmo. Com dois empates por 0 a 0 - primeiro no Monumental de Núñez e depois no Mineirão -, a decisão da vaga foi para os pênaltis. Nas cobranças, a estrela que brilhou foi a do goleiro Armani. Ele pegou duas penalidades, de Henrique e David. Os Millonarios, então atuais campeões, acertaram todas as cobranças. De la Cruz, Montiel, Martínez e Borré balançaram as redes de Fábio. 
 
Na época, em 2019, o River chegou a mais uma final e tentava a terceira taça continental em cinco temporadas depois de ganhar em 2015 e 2018. O time argentino, porém, foi superado pelo Flamengo na decisão de jogo único, por 2 a 1, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. 

Como foi o jogo de volta de times que venceram por 1 a 0 como visitante a ida pela Libertadores?

 
Atlético e River jogam a partida de volta das quartas de final da Libertadores na próxima quarta (18), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Como ganhou o duelo de ida (0 a 1), o Galo tem a vantagem de poder empatar. O River se classifica com vitória por um gol de diferença desde que seja por 2 a 1 em diante. O 1 a 0 a favor dos argentinos leva a decisão da vaga para os pênaltis. 


Compartilhe