2

Zaracho x Zárate: 'hermanos' terão reencontro em Atlético x América

Argentinos de Galo e Coelho já se enfrentaram em duas oportunidades no futebol do país vizinho

05/11/2021 15:25
compartilhe
Zaracho (esq.) e Zárate (dir.), destaques de Atlético e América no segundo turno do Brasileirão
foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético e Mourão Panda/América

Zaracho (esq.) e Zárate (dir.), destaques de Atlético e América no segundo turno do Brasileirão


O 'Clássico das Multidões' deste domingo (7), às 16h, proporcionará um reencontro no Mineirão, em Belo Horizonte. Pela primeira vez, os argentinos Matías Zaracho, do Atlético, e Mauro Zárate, do América, se enfrentarão em uma partida pelo futebol brasileiro. O duelo será válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

 

 


'Hermanos', Zaracho e Zárate brigam por objetivos distintos no Brasileirão. Enquanto o jovem meio-campista do Galo busca ajudar a equipe a encerrar um jejum de 49 anos sem conquistar o torneio, o experiente atacante quer auxiliar o Coelho a selar a permanência na elite e, posteriormente, lutar por uma vaga em uma competição internacional - o que seria um feito inédito na história do clube.

No futebol argentino, os atletas se enfrentaram em duas oportunidades - ambas pelo Campeonato Argentino. Os encontros ocorreram enquanto Zaracho defendia o Racing, seu único clube antes do Atlético, e Zárate defendia o Boca Juniors. Relembre, a seguir, como foram os confrontos.

Expulsão e empate heróico


No primeiro duelo entre os argentinos, em 7 de outubro de 2018, houve empate emocionante no Estádio 'El Cilindro' - casa do Racing em Buenos Aires. O atacante Lisandro López, com dois tentos, abriu 2 a 0 para os mandantes, que venciam confortavelmente até os 37 minutos da segunda etapa.

Aos 35 minutos, Zárate saiu do banco. Dois minutos depois, Ramón Ábila, atacante ex-Cruzeiro, marcou o gol do 'desconto' para o Boca. Logo em seguida, Zaracho foi expulso por ter recebido o segundo cartão amarelo. Aos 42 minutos, Sebastian Villa marcou o gol da igualdade do Boca e selou um empate 'de tirar o fôlego'.

Naquela temporada, o Racing se sagrou campeão argentino pela 18ª vez, com 57 pontos em 25 jogos. O Boca, por sua vez, terminou a Superliga Argentina na 3ª posição, com 51 pontos, e garantiu vaga na Copa Libertadores da temporada seguinte.



Gol decisivo e triunfo na Bombonera


Em 18 de outubro de 2019, Zárate e Zaracho voltaram a se enfrentar em um Boca x Racing. Desta vez, no Estádio 'La Bombonera' - casa do Boca Juniors e tradicionalíssimo palco do futebol mundial. Novamente, com o jovem meia titular e com entrada do atacante na segunda etapa.

Na ocasião, pela 10ª rodada do Argentino, Zaracho marcou, aos 27 minutos da primeira etapa, o gol que deu números finais ao confronto. Esta foi uma das três derrotas do Boca naquela edição da Superliga, quando os 'xeneizes' viriam a se sagrar campeões pela 34ª vez.

O Racing, por sua vez, terminou a temporada na 4ª colocação, garantindo vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte.


Reencontro adiado


Outro reencontro entre 'hermanos' no Mineirão, no entanto, foi adiado. O meio-campista Nacho Fernández, ídolo do River Plate e hoje jogador do Atlético, também atuou contra Mauro Zárate no futebol argentino.

O meia do Galo está suspenso e não poderá defender as cores alvinegras contra o Coelho. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória atleticana por 2 a 1 sobre o Grêmio na quarta-feira (3), no Mineirão.

Sem Nacho, o Atlético aposta no poder de infiltração e na dedicação defensiva de Zaracho para triunfar diante do América. Por sua vez, o Alviverde espera que a qualidade técnica e a experiência de Zárate façam a diferença. Embalados e com as melhores campanhas do returno do Brasileirão, Galo (líder, com 62 pontos) e Coelho (10° colocado, com 38) prometem um grande clássico no Gigante da Pampulha.
 
 

Compartilhe