2

Guarani é rebaixado à Terceira Divisão do Mineiro por infringir regulamento

Time de Divinópolis inscreveu um atleta a mais do que o Módulo II permitia, perdeu três pontos e caiu da sexta colocação para a 11ª

18/02/2022 12:50 / atualizado em 18/02/2022 13:15
compartilhe
Guarani havia terminado a competição na sexta colocação
foto: Reprodução/Redes sociais

Guarani havia terminado a competição na sexta colocação

O Guarani está rebaixado para a o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão – que, na verdade, é a Terceira Divisão do Estadual. A decisão foi mantida em última instância pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), nessa quinta-feira (17). 

O clube de Divinópolis foi punido com a perda de três pontos e multa de R$ 400 por inscrever 31 jogadores no Módulo II, um a mais do que o permitido pelo regulamento da competição.

Sexto colocado na classificação, com 13 pontos, o time caiu para a 11ª colocação. A posição era, até então, ocupada pelo Aymorés, com 11 pontos – o clube da cidade de Ubá, inclusive, foi o responsável por protocolar a denúncia contra o Guarani, no fim de setembro de 2021. 

De acordo com a acusação, o Bugre inscreveu 27 atletas após nove rodadas disputadas e regularizou mais quatro jogadores para os dois últimos jogos da Segunda Divisão do Estadual, totalizando 31 inscritos.

A defesa alegou que um erro no sistema teria excluído dois atletas. O advogado do clube de Divinópolis disse não haver identificação de qual atleta estaria irregular.

No entanto, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, decidiu pela manutenção da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). "O Guarani sustenta a tese de haver algum erro por parte da federação ou sistema. A Procuradoria não conseguiu constatar que houve esse erro e não vi nenhuma hipótese de a federação assumir e confirmar qualquer erro. O parecer da Procuradoria é pela manutenção", explicou.

Os auditores entenderam ainda que o Guarani infringiu os artigos 17 e 22, parágrafo 3º, do Regulamento Específico da Competição. "Poderão ser inscritos e estarão aptos, para jogar o Campeonato, o número máximo de 30 (trinta) jogadores por clube. (...) As inscrições de atletas no Sistema E-Sumula poderão ser realizadas de uma só vez ou em mais de uma, desde que o limite total de 30 (trinta) jogadores seja sempre respeitado", dizem os trechos. 

Dessa forma, o Guarani será inscrito pela FMF na Segunda Divisão do Mineiro, que fica abaixo dos módulos I e II do Estadual. No entanto, o presidente do clube, Robson Camargos, não confirmou a presença na competição.

Para contestar a decisão, o Bugre teria de ingressar com recurso em âmbito internacional, na Corte Arbitral do Esporte (CAS), o que não irá acontecer.

Compartilhe