2

Perto de fechar as portas, Ipatinga celebra acordo para pré-venda da SAF

Clube do Vale do Aço, que corria risco de encerrar atividades por causa de dívidas, será adquirido por grupo árabe-brasileiro e vai virar SA

22/04/2022 20:45
compartilhe
Ipatinga faz acordo com grupo árabe-brasileiro e se transformará em clube-empresa
foto: Ipatinga/Divulgação

Ipatinga faz acordo com grupo árabe-brasileiro e se transformará em clube-empresa


Em grave crise financeira e perto de encerrar as atividades por falta de pagamento de débitos e divsersas ações trabalhistas, o Ipatinga encontrou um meio de manter o departamento de futebol. O clube anunciou a pré-venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao grupo Kraken Esportes e Entretenimento Participações. 

A menos de uma semana para o início do Módulo II do Campeonato Mineiro, o Ipatinga ainda tinha participação indefinida e, com poucos recursos financeiros, havia possibilidade até de encerrar as atividades. O acordo para a pré-venda da SAF veio em um momento decisivo para o Tigre, que tem estreia marcada na competição diante do Tupi, na próxima quinta-feira, às 19h30, no Ipatingão. 

Ipatinga faz acordo com grupo árabe-brasileiro e se transformará em clube-empresa
foto: Ipatinga/Divulgação

Ipatinga faz acordo com grupo árabe-brasileiro e se transformará em clube-empresa

Com acordo para futura venda da SAF, o Ipatinga será gerenciado pela Kraken Esportes e Entretenimento Participações SA, uma espécie de join venture árabe-brasileira que atua nas áreas de mineração, exploração de petróleo, tecnologia, energia, assim como no mercado imobiliário e de entretenimento. O nome do clube do Vale do Aço mudará para USD Sports Ipatinga, e a empresa ficará resposável pela marca da agremiação e a receita com investimentos na própria plataforma. 

O presidente do Tigre, Nicanor Pires Ataíde, comentou com um misto de satisfação e alívio o acordo com a Kraken Esportes e Entretenimento. Em nota, ele disse que o primeiro passo será inscrever jogadores para a disputa do Módulo II do Mineiro, já que muitos se recusaram a assinar contrato por causa da indefinição sobre a participação na competição e a falta de recursos financeiros do clube.

"É um momento de muita alegria para nós. Vivemos uma turbulência nos últimos dias com a incerteza se disputaríamos ou não a competição. Com a divulgação do atual momento do clube, várias empresas e empresários nos procuraram. A proposta da USD Sports foi a que mais chamou a nossa atenção e transmitiu muita segurança. Conseguimos avançar e neste momento já estamos realizando as inscrições dos atletas para que possamos disputar a competição. Tenho certeza que teremos novos rumos a partir de agora e voltaremos a figurar no cenário nacional como fizemos um dia," declarou o dirigente.

CEO da Kraken e USD Sports, Marcos Ferraz comentou sobre alguns planos para a gestão do Ipatinga. "Criaremos promoções e formas de fazer com que a torcida ganhe com a gente. Não seremos um time administrado por uns, seremos um time de uns, administrado por milhares. Esse é só um dos investimentos no esporte que a Kraken Holding, Inc. pretende fazer nos próximos meses e ter a USD Sports trazendo essa evolução para o time, será demais. O USD Sports Ipatinga será um novo capítulo de uma história muito bonita", projetou.

Mais detalhes sobre o acordo para pré-venda da SAF do Ipatinga ao grupo Kraken e USD Sports serão divulgados em coletiva a ser agendada para a próxima semana, na cidade do Vale do Aço. "Nós vamos trazer o time para a nova fase do futebol global. Vamos criar uma governança descentralizada por meio de nossas plataformas digitais da qual todos os torcedores e investidores poderão participar e tomar decisões, juntos, com o poder na palma da mão", antecipou o CEO.

Caso desistisse da disputa do Módulo II, o Ipatinga estaria automaticamente rebaixado à Segunda Divisão do Mineiro (na prática, a terceira). Além disso, o clube estaria sujeito a uma multa de até R$ 200 mil e suspensão de dois anos de todas as competições chanceladas pela Diretoria de Competições (DOC) da Federação Mineira de Futebol (FMF). 


Compartilhe