2

Em quarto clássico do ano, Atlético e América se enfrentam pelo Brasileiro

No Independência, Galo tenta manter soberania diante do Coelho, que busca quebrar jejum de mais de seis anos sem vencer o rival

07/05/2022 06:00
compartilhe
Turco Mohamed e Vagner Mancini se enfrentarão pela terceira vez no clássico
foto: Pedro Souza/Atlético e Mourão Panda/América

Turco Mohamed e Vagner Mancini se enfrentarão pela terceira vez no clássico

É dia de mais um clássico entre Atlético e América. Os rivais se enfrentarão pela quarta vez na temporada 2022. Na tarde deste sábado, às 16h30, o Galo é mandante contra o Coelho no Independência. A partida é válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois times estão na parte de cima da classificação do Brasileirão. O Galo, apesar de ter cedido o empate a Coritiba e Goiás nos dois últimos jogos, está na terceira posição, com oito pontos. Já o América, com duas vitórias e duas derrotas, ocupa o 10° lugar.

O clássico será realizado no Independência em função de um evento no Mineirão, que receberá o Festival Sertanejo neste sábado. A torcida atleticana esgotou toda a sua carga de ingressos. Os americanos ainda podem comprar bilhetes para o jogo.

Nesta tarde, o Atlético tentará manter um longo jejum contra o América. São 21 clássicos sem derrota do Galo - 15 vitórias e seis empates, com 37 gols marcados e dez sofridos. O último triunfo do Coelho foi em 1° de maio de 2016, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro daquele ano. A equipe bateu o rival por 2 a 1.

Este será o quarto encontro entre as equipes no ano. Foram duas vitórias do Galo, ambas no Independência (2 a 0, pelo Campeonato Mineiro, e 2 a 1, pela Copa Libertadores), e um empate (1 a 1, no Mineirão, pelo torneio continental).

Atlético


O técnico Antonio Mohamed terá problemas para escalar o Atlético para mais um clássico com o América. Isso porque o Galo terá quatro desfalques para enfrentar o rival.

Suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo no empate em 2 a 2 com o Goiás, pela 4ª rodada da Série A, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o zagueiro Nathan Silva são baixas certas.
 
Já o lateral-direito Mariano e o atacante Eduardo Vargas sentiram lesões musculares durante a vitória por 2 a 1 sobre o América, na terça-feira, pela Copa Libertadores, e vão desfalcar o Galo no próximo confronto.
 
Nas laterais, dois jovens devem ganhar a posição. Enquanto Guga é o substituto natural pela direita, o meio-campista Rubens deve voltar a ser improvisado na esquerda, já que foi acionado na função em outras oportunidades e se saiu bem. Dodô segue se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. 
 
Na zaga, Igor Rabello, Réver e Diego Godín disputam pela vaga ao lado de Junior Alonso. O uruguaio, que passa por recondicionamento físico e ficou de fora do clássico com o América, corre por fora na briga.

Já no ataque, Turco Mohamed tem duas opções. Se optar por Keno, terá um jogador que atua pelo lado esquerdo do ataque e não precisará fazer mudança na formação inicial da equipe. Caso Ademir seja escalado, Zaracho e Nacho terão novas funções, já que o velocista joga pelo lado direito.

América

O Coelho terá cinco desfalques para o clássico, todos lesionados. O lateral-esquerdo Marlon, com estiramento no joelho direito, e o meia Alê, com dores na parte posterior da coxa direita, iniciam a lista.

Além deles, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com três atacantes. Wellington Paulista e Everaldo seguem se recuperando de lesões na coxa esquerda, enquanto Paulinho Boia teve constatado um estiramento na mesma região nessa quinta-feira.
 
Por outro lado, Aloísio 'Boi Bandido' será relacionado pela primeira vez desde que chegou ao América. O atacante já tinha condições físicas há mais de uma semana, mas aguardava a liberação do visto de trabalho que saiu nessa quinta-feira. 
 
Outra novidade em relação a última partida é o retorno do volante Lucas Kal. Ele estava suspenso e não enfrentou o Atlético na derrota pela Libertadores. 

Com tantos desfalques, a escalação de Mancini é um mistério. Éder, que atuou como volante no revés para o Galo, deve retornar à zaga para dar lugar a Lucas Kal. Com isso, o zagueiro Germán Conti perderia a vaga entre os titulares.
 
A grande dúvida é no substituto de Paulinho Boia. A tendência é que Índio Ramírez entre para reforçar o meio-campo e, com isso, o trio de ataque seria formado por Matheusinho, Felipe Azevedo e Pedrinho. 
 

ATLÉTICO X AMÉRICA

 

Atlético

Everson; Guga, Réver (Igor Rabello), Junior Alonso e Rubens; Allan, Jair, Nacho Fernández e Zaracho; Keno (Ademir) e Hulk
Técnico: Turco Mohamed
 

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo; Lucas Kal, Juninho e Índio Ramírez (Aloísio); Matheusinho, Pedrinho e Felipe Azevedo
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data e horário: sábado, 7 de maio, às 16h30
 
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Fábio Pereira (TO)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Compartilhe