2

América encerra tabu contra Atlético e sobe para vice-liderança da Série A

Com gol do ex-atleticano Iago Maidana e do ex-cruzeirense Raúl Cáceres, Coelho venceu Galo por 2 a 1 no Independência neste sábado, pelo Brasileirão

07/05/2022 18:29 / atualizado em 07/05/2022 19:56
compartilhe
América venceu Atlético por 2 a 1 e encerrou tabu no clássico
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

América venceu Atlético por 2 a 1 e encerrou tabu no clássico

Foram longos 2.197 dias de espera. Pouco mais de seis anos até que, enfim, chegasse o dia. Neste 7 de maio de 2022, o América encerrou o incômodo tabu contra o Atlético e voltou a vencer o clássico. Com gols do ex-atleticano Iago Maidana e do ex-cruzeirense Raúl Cáceres, o Coelho ganhou por 2 a 1 neste sábado, no Independência, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.


O América iniciou melhor e conseguiu abrir o placar logo aos seis minutos de jogo. Allan falhou na saída de bola e cometeu pênalti, bem batido por Maidana. Depois de muito insistir, o mandante Atlético conseguiu o empate com Nacho Fernández, já na etapa final.

Quando a pressão alvinegra parecia tomar conta da partida, o América conseguiu o golpe fatal. Improvisado na lateral esquerda, o destro Raúl Cáceres recebeu livre na área, aos 36 minutos, e garantiu a vitória - a primeira americana após 21 clássicos com o Galo.

Com o resultado, o América chegou aos nove pontos, ultrapassou o próprio Atlético e alcançou a vice-liderança momentânea do Brasileirão. Já o Galo, com oito, cai para a quarta posição.

As equipes voltam a campo no meio da próxima semana. Na terça, a partir das 19h, o América recebe o CSA pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Independência. Na ida, o time mineiro venceu por 3 a 0.

Já o Atlético encara o Red Bull Bragantino na quarta-feira, em jogo adiantado pela sétima rodada do Brasileirão. As equipes se enfrentam a partir das 20h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

América inicia melhor


Intenso e incisivo logo no primeiro lance, o América quase abriu o placar com poucos segundos de jogo, mas Juninho perdeu a chance frente a frente com Everson. Mas não tardou muito até que o placar fosse aberto.

Já aos quatro minutos, Henrique Almeida apertou a saída de bola, roubou a posse de Allan e foi derrubado pelo volante atleticano na área. Pênalti convertido por Iago Maidana, ex-Atlético: 1 a 0.

Depois, Allan tentou se redimir do pênalti e exigiu duas boas defesas de Jailson em chutes de fora da área. Ademir chegou a empatar, mas o lance foi invalidado por impedimento.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Atlético passou a ter a posse, mas o América continuou muito perigoso e só não aumentou a vantagem por conta de boas intervenções de Everson.

Atlético x América: fotos do clássico pelo Campeonato Brasileiro



América encerra tabu contra Atlético


Mesmo sem alterações, o Atlético conseguiu aumentar o ritmo na volta para o segundo tempo. O time alvinegro tinha a bola e volume, mas encontrava certa dificuldade para chegar ao ataque de forma organizada.

Diante desse cenário, o técnico Vagner Mancini mexeu no time e promoveu a estreia do atacante Aloísio. 'Turco' Mohamed deu o troco logo em seguida e mandou a campo Sávio e Keno.

Aos 24 minutos, o volume atleticano deu resultado. Nacho aproveitou sobra após chute de Hulk, mandou para as redes e deixou tudo igual: 1 a 1. O gol foi validado com o auxílio do VAR após três minutos de paralisação.

Atlético chegou a empatar, mas América deu o golpe fatal e venceu no Horto
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Atlético chegou a empatar, mas América deu o golpe fatal e venceu no Horto


A partir daí, o Atlético aumentou o ritmo e encurralou o América, que se fechou para buscar o contragolpe. Foi quando, aos 35 minutos, o destro Cáceres - que saiu do banco de reservas para jogar improvisado na lateral esquerda - finalizou bem, venceu Everson e fez 2 a 1.

O Atlético tentou aumentar a pressão, especialmente depois de Felipe Azevedo ser expulso ao levar o segundo cartão amarelo, aos 40 minutos do segundo tempo. Mas não deu. O América se segurou e manteve o placar até o fim.

ATLÉTICO 1 X 2 AMÉRICA

 

Atlético

Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Rubens (Calebe, aos 43' do 2ºT); Allan, Jair (Fábio Gomes, aos 38' do 2ºT), Zaracho (Keno, aos 12' do 2ºT) e Nacho Fernández; Ademir (Sávio, aos 12' do 2ºT) e Hulk
Técnico: Turco Mohamed
 

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Cáceres, no intervalo); Lucas Kal, Juninho (Conti, aos 30' do 2ºT) e Felipe Azevedo; Matheusinho (Pedrinho, no intervalo), Gustavinho (Aloísio, aos 11' do 2ºT) e Henrique Almeida (Índio Ramírez, aos 11' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: sábado, 7 de maio, às 16h30

Gols: Nacho Fernández, aos 24' do 2ºT (ATL); Iago Maidana, aos 6', e Cáceres, aos 36' do 1ºT (AME)
Cartões amarelos: Allan, aos 5', Hulk, aos 17' do 1ºT, Réver, aos 10', e Keno, aos 50' do 2ºT (ATL); Felipe Azevedo, aos 20', Juninho, aos 21', Éder, aos 29' do 1ºT, Gustavinho, aos 11', e Felipe Azevedo, aos 40' do 2ºT (AME)
Cartão vermelho: Felipe Azevedo, aos 40' do 2ºT (AME)
 
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Fábio Pereira (TO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Compartilhe