2

Rivais se juntam em projeto de novo clube profissional em Montes Claros

Cidade do Norte de Minas terá uma equipe na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2022, prevista para estrear no dia 7 de agosto

14/07/2022 17:03 / atualizado em 14/07/2022 17:11
compartilhe
North Clube representará a cidade de Montes Claros na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro
foto: North Clube/Divulgação

North Clube representará a cidade de Montes Claros na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro

No futebol, a rivalidade é tudo e motiva a ida da torcida aos estádios. Mas, em Montes Claros, no Norte de Minas, duas equipes deixaram de lado a rivalidade histórica e se uniram no apoio a um único projeto: do North Futebol Clube, que vai disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2022, com estreia marcada para o dia 7 de agosto - a competição terá a participação de 24 equipes. 

Formado neste ano como clube-empresa, uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o North tem como "estrela" em seu elenco o atacante Jorge Henrique, de 40 anos, campeão mundial pelo Corinthians em 2012. Mas, o clube tem como outra peculiaridade o fato de contar com o apoio do Ateneu e do Cassimiro de Abreu, rivais históricos do futebol da cidade e que, no passado, já disputaram a modalidade profissional, ambos fundados quase na mesma época (o primeiro em maio de 1947 e o segundo em abril de 1948).

Na prática, foi a ajuda dos dois rivais históricos que garantiram o retorno de um representante de Montes Claros à disputa do futebol profissional. Isto porque, como a cidade não dispõe de um estádio municipal - e o North também não tem campo, o Cassimiro de Abreu cedeu o Estádio José Maria Melo (de sua propriedade) para o novo clube sediar os seus jogos no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (que, na prática equivale à terceira divisão). 

Já o Ateneu cedeu o seu campo (estádio João Rebello) para os treinamentos. A concessão estádio do Ateneu foi uma "tábua de salvação" para o North, pois o clube-empresa tentou a liberação de um campo municipal (Joao Botelho) para treinar, mas não conseguiu a autorização por parte da prefeitura de Montes Claros. 

Os dirigentes do Cassimiro de Abreu e do Ateneu garantem que se "uniram" apenas fora de campo, em prol de um projeto voltado para o crescimento do futebol e para que a cidade pudesse voltar à disputa profissional. Mas, "dentro de campo", a rivalidade permanece. 

"Apoiamos o North Futebol Clube porque a gente acredita que se trata de um projeto que é muito promissor, pois está sendo liderado por pessoas que já têm experiência e são bem-sucedidas no esporte", afirma Marlon Araújo, presidente do Cassimiro de Abreu. 

Ele assinala, no entanto, que Cassimiro e Ateneu continuam rivais dentro de campo. "A rivalidade dentro de campo não vai deixar de existir porque ela é histórica", assegura Marlon. 

Na mesma linha, o presidente do Ateneu, Osmar Cunha, ressalta que o retorno do futebol de M0ntes Claros à disputa profissional depende das lideranças esportistas da cidade. "O North saiu na frente. Então, contará sempre com o apoio do Ateneu, porque sempre pensamos na união das forças", assegura.

"Quanto à rivalidade (do Ateneu) com o Cassimiro de Abreu, ela sempre existirá dentro de campo como sempre foi, com respeito e amizade. Lutamos pelo esporte de Montes Claros", pontua o dirigente. 

O diretor de futebol do Ateneu,   Cassio Aquino, afirma que apoia o North Clube porque a nova equipe, ao garantir o retorno de Montes Claros ás disputa profissional de futebol, fortalece a modalidade esportiva na cidade. "Acreditamos que é o futebol de  Montes Claros e da região que estará ganhando e não só o North.  Com certeza, a iniciativa vai trazer benefício para todo o futebol de Montes Claros, no efeito cascata". 

Aquino sustenta que mesmo se "unindo" no apoio ao North Clube, Ateneu e Cassimiro mantém a  rivalidade histórica dentro de campo. "A rivalidade deve sempre existir dentro da quatro linhas. Ela não pode acabar, pois é a maior motivação do futebol. Dentro de campo, a gente mantém a rivalide. Mas, fora de campo, tem que existir parceria", avalia o diretor do Ateneu.

O desportista Denarte D'ávila, ex-jogador do Ateneu, enaltece o fato de as duas  antigas equipe de futebol de Montes Claros e juntarem na colaboração com um novo projeto para o retorno da cidade à disputa profissional.

"A proposta para  a volta da cidade  profissional de Montes Claros ao  futebol profissional é  muito bem-vinda tanto para o Ateneu como para o Cassimiro, Mas, a rivalidade entre os times nunca acaba. Ela permanece, ainda que abaixo do patamar do que era antigamente", afirma Denarte.

Por outro lado, o ex-atleta ressalta que as lideranças esportivas de Montes Claros devem se lutar para a construção de um estádio municipal na cidade, prometido há quase 50 anos, mas que  nunca sai do papel. 

Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, cedido pelo Cassimiro de Abreu para sediar jogos de novo clube no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão
foto: Luiz Ribeiro/EM/DA Press

Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, cedido pelo Cassimiro de Abreu para sediar jogos de novo clube no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão

 

Projeto visa chegar a Primeira Divisão 

 
O North Esporte Clube já surgiu em Montes Claros com uma proposta ambiciosa: chegar á primeira divisão do futebol mineiro. O anúncio é do empresário Victor Oliveira,  presidente da uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do novo clube. 

"O North Esporte Clube surge com grandes pretensões: acessos consecutivos em três anos para chegar à elite do futebol mineiro, com a revelação de novos talentos da região do Norte de Minas para o futebol brasileiro", afirma Victor Oliveira, com a experiência de ter dirigido  no  o Atlhetic, de São João Del Rei, que, neste ano, disputou as semifinais do Campeonato Mineiro da primeira divisão. Também do formato de SAF, o Atlhetic foi transferido para outro empresário. 

De acordo com Victor Oliveira, a proposta do North Clube é "mesclar experiência e juventude em um projeto vencedor, numa  nova arrancada do profissionalismo no futebol regional, a partir da disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão". 

Segundo ele, o clube vai tentar valorizar os atletas de Montes Claros e do Norte de  Minas. "Desta forma,  buscará o apoio logístico e financeiro de parceiros norte-mineiros, reforçando ainda mais o caráter de unidade regional do projeto", garante. 

Victor Oliveira destaca o fato de Cassimiro e Ateneu "esquecerem" a rivalidade para contribuir com o North Clube, cedendo seus campos para os treinamentos e jogos.  "Eles buscam um futebol forte e promissor, que dê retorno à cidade e promova os atletas, gerando empregos a todos que atuam no esporte. A união de forças é fundamental para que todos sejam beneficiados ao se recolocar o Norte de Minas no mapa do futebol brasileiro", ressalta o dirigente. 

O North Clube fará sua estreia no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no dia 7 de agosto, contra o América, de Teófilo Otoni, na cidade do Vale do Mucuri. A equipe fará sua primeira  partida diante de sua torcida, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, no dia 13 de agosto, contra o Valeriodoce. Assim como o América de Teófilo Otoni, o  Valeriodoce já disputou o campeonato mineiro da primeira divisão. 

Compartilhe