2

Rei do acesso, técnico do Pouso Alegre exalta feito de chegar à Série C

Paulo Roberto dos Santos, treinador do Pouso Alegre, conquistou o 14° acesso da carreira ao garantir o Pousão na terceira divisão do Campeonato Brasileiro 2023

01/09/2022 16:23 / atualizado em 01/09/2022 17:18
compartilhe
O primeiro acesso da carreira de Paulo Roberto como técnico foi no Pouso Alegre
foto: Chiarini Jr / Roma Comunicação e Marketing

O primeiro acesso da carreira de Paulo Roberto como técnico foi no Pouso Alegre


A vitória do Pouso Alegre sobre o ASA-AL nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro carimbou o passaporte do Pousão para a semifinal e garantiu a vaga na Série C 2023. O técnico à frente do clube mineiro, Paulo Roberto dos Santos, conquistou o 14° acesso da carreira e o segundo apenas neste ano. No início de 2022, o comandante classificou o São Bento para a Primeira Divisão do Paulistão de 2023. 

O primeiro acesso de Paulo Roberto no comando de uma equipe foi no Pouso Alegre, em 1988, quando o clube avançou para a Primeira Divisão do Mineiro. 

Dois acessos em um ano


Paulo Roberto conquistou quatro acessos com o São Bento. Em 2014, levou o time para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. No Campeonato Brasileiro, os acessos foram consecutivos. Em 2016 subiram para a Série C e em 2017 para a Série B. No ano de 2018, o técnico deixou o clube. O retorno ao comando da equipe em 2022 marcou a conquista do acesso para a Primeira Divisão do Paulistão. 
 
Ao Superesportes, o técnico relatou o projeto das campanhas no time paulista e no time mineiro.

"Retornei ao São Bento de Sorocaba em um momento muito difícil do clube. O time vinha de três ou quatro rebaixamentos, praticamente consecutivos, entre competições nacionais e estaduais. A equipe estava em baixa, com muita desconfiança por parte dos torcedores e da imprensa. Isso aumentou muito o grau de dificuldade na nossa conquista pelo São Bento.", explicou o comandante. 

O técnico de 61 anos chegou no Pouso Alegre após o time terminar o Campeonato Mineiro de 2022 em 10°. A equipe foi salva do rebaixamento pelo saldo de gols.

Para Paulo Roberto, o acesso do São Bento e do Pouso Alegre são parecidos, embora tenham sido alcançados em competições diferentes. O treinador falou sobre a dificuldade de assumir projetos que vieram com expectativas negativas. 

"Acho que as duas conquistas têm fatores bem parecidos. O Pouso Alegre também vinha de um campeonato estadual com um quase rebaixamento. O time vinha de uma campanha onde as coisas não se acertaram, não deram certo. Chegamos com duas rodadas já do início da Série D, não tivemos participação na montagem do elenco.", falou o técnico, sobre o início do trabalho.
 
"Tivemos que, de repente, fazer algumas alterações com o campeonato em andamento, trocar algumas peças, detectar algumas situações que não seriam boas para o seguimento do trabalho, para o objetivo da diretoria dentro da competição. Algumas alterações foram feitas, alguns jogadores saíram, outros chegaram.", completou.
 

Poder de mudança


Após o sufoco no Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre adotou um novo trabalho para mudar o comportamento do time. A chegada do treinador em abril deste ano, fez com que a equipe se classificasse em primeiro do Grupo 7 na primeira fase da Série D. 

No mata-mata, o Pousão manteve uma invencibilidade no Manduzão. Nesta Série D, não perdeu jogando em casa. 

Paulo Roberto destacou que a mudança de astral dentro da equipe foi fundamental. Para ele, a concentração e dedicação dos atletas também foi importante. 

"Quando se assume um clube da forma que vinha o São Bento nas competições anteriores, ou o Pouso Alegre, com o quase rebaixamento no Estadual, praticamente fugindo do rebaixamento na última rodada, existe uma expectativa muito negativa da grande maioria. Tem que tentar o mais rápido possível fazer com que essa história não se repita, para mudar o astral do clube.", disse Paulo.

"Em ambas as conquistas nós mudamos o astral do clube em um curto espaço de tempo. Acho que foi a partir daí que as coisas aconteceram, principalmente aqui no Pouso Alegre. O mérito é total dos atletas que tiveram a consciência de abraçar uma nova filosofia de trabalho, dentro e fora de campo, que até então não vinha sendo executada dentro do clube.", completou.

Próximos passos


O Pouso Alegre enfrentará o Amazonas FC neste sábado (3/9), às 17h, no Manduzão, pelo jogo de ida da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro. O comandante do Pousão falou sobre a postura da equipe para o primeiro confronto e ressaltou a importância de controlar a ansiedade. 

"Nós sabemos que vai ser um jogo muito difícil, mas nós não temos que ter muita pressa em querer decidir tudo de qualquer maneira, mesmo se tratando do jogo em casa. Até porque, são duas partidas e nós cansamos de ver em mata-mata equipes que conseguem ser objetivas, até no jogo fora de casa.", falou Paulo Roberto.

"Nós sabemos que o grupo estará um pouco mais relaxado, o que não quer dizer desconcentração, falta de atenção ou falta de intensidade. Tudo isso aí nós temos que continuar da mesma forma que fizemos até agora. Obviamente que o lado emocional deles, depois de conquistar o acesso, já está um pouco mais controlado.", revelou.


Compartilhe