Na partida de ida, realizada no último dia 6, no Independência, o Coelho havia vencido por 1 a 0.
Weverton, que já recebeu oportunidade na equipe profissional do Cruzeiro, abriu o placar da grande decisão, nesta quinta. O zagueiro de 19 anos aproveitou cobrança de escanteio na medida de Gui Meira e, de cabeça, marcou aos 10' do segundo tempo. 1 a 0.
Precisando de mais um gol para evitar a disputa por pênaltis, o Cruzeiro se lançou ao ataque. Apenas aos 42', no entanto, conseguiu ampliar o placar. Kauan entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Cássio. O árbitro Erick Geovane Fernandes marcou pênalti, e o zagueiro Ruan Santos converteu. 2 a 0.
Após o segundo gol celeste, uma confusão generalizada tomou conta do Estádio das Alterosas. O atacante Denilson, do Cruzeiro, que já havia sido substituído pelo técnico Fernando Seabra, acabou expulso.
O Cruzeiro não vencia o Estadual da categoria desde 2018. Naquela oportunidade, a Raposa também foi campeã ao derrotar o América, mas nos pênaltis (5 a 4). O grupo tinha no elenco atletas como o zagueiro Cacá e o meio-campista Adriano, que ganharam muitas oportunidades entre os profissionais anos depois.