2

Árbitros da FMF terão pré-temporada 5 vezes maior para o Mineiro de 2023

Profissionais farão testes físicos e treino com o VAR, com a Hawkeye, empresa que opera a tecnologia nas competições FIFA e na Premier League

11/01/2023 18:14 / atualizado em 11/01/2023 18:30
compartilhe
Ábitros farão treinamento com VAR e treinos físicos
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Ábitros farão treinamento com VAR e treinos físicos


As mudanças para o Campeonato Mineiro vão além da tabela e do modelo da competição. Neste ano, a equipe que integrará o quadro de arbitragem que atuará no Estadual terá preparação cinco vezes maior do que nos anos anteriores. A pré-temporada dos árbitros começou no último dia (2/1), com treinamento teórico na sede da Federação Mineira de futebol.

Durante esta semana, os profissionais farão testes físicos e a partir do dia 16 haverá treino com o VAR, com a Hawkeye, empresa que opera a tecnologia nas competições FIFA e na Premier League.


"Esta pré-temporada mais extensa é uma das formas que a Federação encontrou pra capacitar ainda mais nossos profissionais. No último ano, nós sofremos com críticas por alguns erros, principalmente em jogos que não tinham o auxílio do VAR."

"Mas, nesta temporada, a ideia é deixar todos os árbitros na ponta dos cascos para chegar no dia 21, iniciar com o pé direito o campeonato e terminar com melhor time vencendo. Sabemos que será um torneio muito forte, muito disputado e estamos fazendo a nossa parte", disse.

Neste ano, além do maior tempo de preparação da equipe FMF, o campeonato também contará com a presença do VAR em todas as partidas. Proposta aprovada em Conselho Arbitral por unanimidade entre os clubes que disputarão a competição.

Presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Juliano Lopes Lobato, comemora o advento da tecnologia no campeonato.

"É um passo muito importante para o nosso campeonato. Ainda mais com uma equipe muito competente como é a Hawkeye, que atua nas principais competições do futebol mundial. Neste ano teremos como inovação o sistema de linha impedimento utilizado na Premier League para indicar se o atleta está habilitado em determinado lance."

"Sendo assim, ter o VAR em todos os jogos significa que teremos uma competição com uma taxa menor de erros e a possibilidade de correção de alguns eventuais. A tecnologia em todo o torneio aliada à capacitação que estamos fazendo com nossos árbitros, neste início de ano, vai resultar em um Mineiro ainda melhor para todos nós", opinou Juliano.

O Campeonato Mineiro começa no próximo dia 21, às 15h, com o jogo entre Athletic e Tombense, em São João Del Rei.

Compartilhe