2

Mineiro 2023: Ipatinga tenta driblar imbróglio judicial na volta à elite

Tigre encara disputa judicial com o Betim e aguarda palavra final do STJD sobre sua participação; no TJD-MG, garantiu o direito de disputar o Mineiro

18/01/2023 15:19 / atualizado em 18/01/2023 16:30
compartilhe
Waguinho Dias terá a missão de comandar o Ipatinga na elite do Mineiro
foto: Rodolfo Rodrigues/Ipatinga

Waguinho Dias terá a missão de comandar o Ipatinga na elite do Mineiro

O Ipatinga está, em tese, de volta ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 11 anos nas divisões inferiores. Isso porque o Tigre ainda depende de veredicto final do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para confirmar presença – na instância regional, ele venceu o duelo com o Betim foi liberado para disputar o Estadual pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG).

Conheça o elenco do Ipatinga para o Campeonato Mineiro de 2023



O clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pleitea a vaga sob alegação de fraudes cometidas pelo Tigre durante o Módulo II, no ano passado.
 
O Betim alega que o Ipatinga teria falsificado as assinaturas das carteiras de trabalho dos jogadores que disputaram a divisão de acesso. 
 
O Pleno do TJD-MG julgou as denúncias do Betim parcialmente procedentes, punindo o Ipatinga apenas na seara administrativa, sem a perda de pontos. O STJD, que havia suspendido o início do Estadual, autorizou então que a competição seja disputada, mas sem os jogos do Ipatinga, até que o processo seja transitado em julgado. 

Passando por momento delicado de crise financeira, o clube da região do Vale do Aço confia que será confirmado na elite do Mineiro também pelo STJD e entrará em campo com um só objetivo: permanecer no Módulo I. 
 
O Tigre está no Grupo C, com Cruzeiro, Democrata-GV e Tombense. Inicialmente, estrearia contra o Vila Nova, domingo (22), às 16h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
 
No atual formato de disputa, os times enfrentarão adversários das demais chaves em oito rodadas na primeira fase. Ao fim, avançam às semifinais os três líderes e o melhor segundo colocado geral. Um triangular com os piores de cada grupo definirá os dois rebaixados.   
 

Acesso em meio a crise financeira

 
O Tigre surpreendeu ao conseguir bom desempenho na temporada passada em meio à grave crise financeira que atravessa – com dívida superior a R$ 35 milhões. Mesmo assim, terminou a primeira fase do Módulo II na 5ª posição, com 17 pontos, e se classificou para o hexagonal final. 
 
Na última etapa da competição, o Ipatinga só não foi melhor do que o Democrata, de Sete Lagoas, que terminou na liderança, com 19 pontos. O time do Vale do Aço fez a mesma pontuação, mas teve saldo menor (oito contra cinco, respectivamente).
 
A campanha foi suficiente para recolocar o Tigre na elite estadual, o que não acontecia desde 2011, ano do rebaixamento.

 
Reformulação no elenco

 
Para tentar permanecer na elite, o Tigre anunciou a contratação de Waguinho Dias. Sob o comando do novo treinador, o time iniciou a pré-temporada em 13 de dezembro de 2022. Somente na semana passada, a equipe retornou a Ipatinga para dar continuidade à preparação para o Mineiro. 
 
Dentro do clube, o discurso do treinador está bem alinhado com o da diretoria. "Todos estão treinando muito forte e entendem que, principalmente nas três primeiras rodadas, vamos enfrentar concorrentes diretos. Se quisermos algo a mais, temos que estar preparados para essas partidas", disse.  
 
Além da troca no comando técnico, uma nova equipe foi montada para o Mineiro deste ano. Entre os reforços anunciados pelo Ipatinga estão o lateral-direito Carlos Daniel, que foi emprestado pelo Atlético, e o atacante Rafael Grampola, ex-Juventude e Paysandu. 
 
Ao todo, 19 jogadores foram anunciados nas redes sociais do clube. Apenas o goleiro Roger Kaith, o lateral-esquerdo Pedrinho e o atacante Alan Barros são remanescentes do time que disputou o Estadual em 2022.
 
"Estamos em um início bom, na maneira que tem que ser. Mas, na maneira que queremos para o Ipatinga ter um calendário nacional, requer muito trabalho ainda. Por isso, a chegada de alguns atletas com mais vivência, com experiência maior", disse Waguinho.
 

Ficha técnica do Ipatinga: 

 
  • Nome: Ipatinga Futebol Clube
  • Ano de fundação: 1998
  • Cidade: Ipatinga
  • Estádio: Ipatingão 
  • Posição no Mineiro de 2022: vice-campeão do Módulo II 
  • Presidente: Nicanor Pires
  • Técnico: Waguinho Dias 
 

Elenco para 2023:

 
  • Goleiro: Gabriel Bubniack, Marlon e Roger Kaith;
  • Zagueiros: Mailson, Paulo Fales, Luanderson e Izael;
  • Laterais-esquerdos: Bruno Santos e Pedrinho;
  • Laterais-direitos: Carlos Daniel e Choco;
  • Volante: Diego Gomes e Luanderson Johanala;
  • Meias: David, Giovane, Klysman, Chiquinho, Gil Paraíba, Nadson e Netinho;
  • Atacantes: Alyson, Márcio Pereira, Matheus Índio, Maicon Henrique, Leandro, Alan Barros, Danilo, Wilson e Rafael Grampola. 

Compartilhe