2

América e Cruzeiro acertam parceria para uso do Independência em 2023

Clubes chegaram a um acordo para o uso do estádio nessa quarta-feira (25), dois dias após Ronaldo Fenômeno anunciar o rompimento com o Mineirão

27/01/2023 17:14 / atualizado em 27/01/2023 17:31
compartilhe
Independência será a casa do Cruzeiro em 2023
foto: Agência Minas

Independência será a casa do Cruzeiro em 2023

América e Cruzeiro anunciaram, na tarde desta sexta-feira (27), uma parceria para o uso do estádio Independência durante a temporada de 2023. Os clubes vinham negociando um acordo desde o rompimento do clube celeste com o Mineirão, na última segunda-feira (23). 
 
Inicialmente, não haverá gestão compartilhada entre os clube. Como dono do estádio, o América segue responsável pela administração. O Cruzeiro, no entanto, se tornará um parceiro para 'desenvolver ações que visem o fortalecimento das propriedades comerciais' do estádio. 
 
O Cruzeiro mandará jogos oficiais da equipe profissional masculina no Horto, à exceção das datas que coincidirem com partidas oficiais do América. A diretoria celeste estuda outras posssibilidades para estas ocasiões. 
 
O presidente do América SAF, Marcus Salum, enalteceu a parceria por conta da condução das tratativas com o Cruzeiro e das possibilidades de receita com bares e patrocínios para mais eventos ao longo de 2023.

"A Arena Independência é um estádio que atende todas as expectativas para o espetáculo de futebol e até outros eventos. Tivemos uma condução transparente e respeitosa nesse acordo com o Cruzeiro. Portanto, teremos novas possibilidades com a parceria assinada", inciou.
 
"A prioridade de datas sempre será do América, mas é importante contar com alternativas que deixem os clubes mais fortes e aumentem a possibilidade de outros investimentos a partir dos frutos gerados para o futebol mineiro", concluiu.

O CEO do Cruzeiro SAF, Gabriel Lima, destacou a cordialidade das tratativas entre os clubes e o fato de uma construção conjunta valorizar as partes envolvidas e o futebol em Minas Gerais.

"Desde o início das conversas, o Cruzeiro foi sempre muito respeitado pelo América, que entendeu prontamente quais são nossas necessidades e anseios, em um momento turbulento da discussão sobre estádios. Então, somos gratos pela maneira como esse acordo foi conduzido e esperamos que seja apenas uma primeira etapa de uma construção conjunta entre os clubes. Essa parceria só engrandece o futebol mineiro", avaliou. 
 
Os detalhes comerciais do acordo entre os clubes estão protegidos por cláusula de confidencialidade e, por isso, não foram divulgados. 
 

Rompimento do Cruzeiro com o Mineirão 

 
Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo Nazário revelou, na segunda-feira (23), que o clube celeste rompeu com a Minas Arena e não mandará nenhum jogo no Mineirão em 2023.
 
 
"Esse ano damos como rompida nossa relação com a Minas Arena. Não jogaremos nenhum jogo no Mineirão neste ano. Eu acho que é um problema importante que o Governo de Minas Gerais precisará resolver", disse o Fenômeno.
 
Durante a transmissão de sua live na Twitch, o ex-camisa 9 criticou o trabalho da Minas Arena na gestão do Gigante da Pampulha e afirmou que o acordo da concessionária com o governo de Minas Gerais é 'confortável'.

"As condições (da Minas Arena, concessionária que administra o estádio) sempre foram horríveis para o Cruzeiro. A Minas Arena tem um contrato muito confortável com o governo, em que eles têm todas as armas nas mãos para fazer boas negociações para eles e nunca boa para gente", disse.

Compartilhe