2

Mineiro 2023: veja times das semifinais, Troféu Inconfidência e repescagem

Seis jogos pela oitava rodada definiram as posições dos 12 times do Mineiro. Veja os classificados e os que vão brigar contra o rebaixamento

04/03/2023 18:40 / atualizado em 05/03/2023 00:14
compartilhe
Troféu do Campeonato Mineiro
foto: FMF/Divulgação

Troféu do Campeonato Mineiro


A oitava rodada do Campeonato Mineiro definiu o destino dos 12 clubes participantes. Seis jogos foram realizados de maneira simultânea na tarde deste sábado: Democrata-GV 0x3 Atlético, Cruzeiro 1x1 Democrata-SL, América 3x1 Tombense, Villa Nova 1x0 Patrocinense, Pouso Alegre 1x1 Caldense e Athletic 2x0 Ipatinga.

Confira a situação de cada time


Semifinalistas


Os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificaram para as semifinais do Campeonato Mineiro.

  • Atlético - líder do Grupo A (20 pontos)

  • América - líder do Grupo B (18 pontos)

  • Cruzeiro - líder do Grupo C (12 pontos)

  • Athletic - melhor 2º colocado (15 pontos)

Os confrontos das semifinais são Atlético x Athletic e América x Cruzeiro.

Haverá jogos de ida e volta para definir os finalistas, bem como vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols aos clubes com melhor desempenho na primeira fase.

Os jogos de ida já têm locais, datas e horários definidos. Cruzeiro e América se enfrentam em 11 de março (sábado), às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Já o compromisso entre Atlético e Athletic será no dia 12 (domingo), às 16h, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. 

Troféu Inconfidência


O 5º, 6º, 7º e 8º colocados também farão semifinal e final em partidas de ida e volta, com o time de melhor campanha na primeira fase tendo a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.

  • Tombense - 5º geral (11 pontos)

  • Villa Nova - 6º geral (10 pontos e 3 vitórias)

  • Democrata-GV - 7º geral (10 pontos, 2 vitórias e -2 gols de saldo)

  • Pouso Alegre - 8º geral (10 pontos, 2 vitórias e -3 gols de saldo)

Os duelos do Troféu Inconfidência são Tombense x Pouso Alegre e Villa Nova x Democrata-GV. O torneio distribui vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2024.

Vale ressaltar que o Tombense disputa a Série B do Brasileiro e o Pouso Alegre está na Série C.

Assim, Villa Nova e Democrata-GV estariam automaticamente qualificados para a Série D 2024, tal como o semifinalista Athletic.

Neutro

  • Ipatinga - 9º geral (9 pontos)

Repescagem do rebaixamento


Os times farão um triangular com duelos de ida e volta (quatro jogos para cada) e somente o campeão permanecerá na primeira divisão em 2024.

  • Caldense - 10º geral (5 pontos)

  • Patrocinense - 11º geral (4 pontos e 1 vitória)

  • Democrata-SL - 12º geral (4 pontos e nenhuma vitória)

Formato do Mineiro 2023


O Campeonato Mineiro 2023 tem formato diferente das edições anteriores. Divididos nos grupos A, B e C, os 12 times enfrentaram somente adversários de outras chaves. Ou seja, foram oito rodadas na primeira fase, e não 11 como em outros anos.

Conforme já explicado, os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado passam às semifinais; do quinto ao oitavo vão ao Troféu Inconfidência; e os três últimos jogam a repescagem contra o rebaixamento.

Compartilhe