Em momentos quase opostos, Atlético e América decidem o título do Campeonato Mineiro neste domingo (9/4), às 16h30, no Mineirão. O Galo vem de momento conturbado após fortes declarações de Eduardo Coudet, enquanto o Coelho goleou o Peñarol e chega com moral para tentar reverter a vantagem alvinegra.
Na partida de ida, o Atlético contou com gol no último minuto de Hulk para bater o rival por 3 a 2 no Independência. Como teve a melhor campanha da primeira fase, pode perder por até um gol de diferença que ainda fica com a taça.
Na quinta-feira, sem o grande artilheiro, o time teve muitas dificuldades no ataque e foi derrotado pelo Libertad por 1 a 0 no Gigante da Pampulha. O jogo marcou a estreia da equipe na fase de grupos da Copa Libertadores.
'Explosão' de Coudet
Apesar do resultado ruim, foram as fortes cobranças públicas de Coudet que abalaram os bastidores. Em entrevista coletiva após a derrota, o argentino 'explodiu', fez críticas aos investidores e chegou até a cogitar a saída do clube.
A principal insatisfação do treinador é em relação ao curto elenco do Atlético. Contra o Libertad, o comandante precisou utilizar o jovem Isaac e Réver no ataque por falta de opções.
Com o clima ruim, Sérgio Coelho e Ricardo Guimarães se reuniram com Coudet na sexta-feira, na Cidade do Galo. Após a conversa, o treinador disse que fica no clube e pediu desculpas: "não era o momento nem lugar para reclamar", disse.
É desta forma que o Atlético chega para buscar o 48º título do Mineiro, sendo o quarto seguido. Já o Coelho tenta levantar a taça do Estadual pela primeira vez após sete anos e chegar à 17ª conquista.
É desta forma que o Atlético chega para buscar o 48º título do Mineiro, sendo o quarto seguido. Já o Coelho tenta levantar a taça do Estadual pela primeira vez após sete anos e chegar à 17ª conquista.
Coelho embalado
Mesmo com a derrota na ida, o América ganhou moral após o resultado histórico na quarta-feira, quando venceu o gigante uruguaio Peñarol por 4 a 1 no Independência, na estreia na Copa Sul-Americana.
O triunfo também pode servir como inspiração para a quebra de um tabu que dura 22 anos. A última vez que o América venceu o Atlético por dois gols ou mais de diferença foi em 2001.
Para Vagner Mancini, a goleada na competição continental dá 'combustível' para o time reverter a vantagem atleticana.
"Não tenha dúvida que essa vitória nos dá combustível extra, energia, exatamente porque todos nós acreditamos, mesmo quando saímos derrotados no último jogo, sabíamos que era possível. É óbvio que quando na sequência você vence bem o Peñarol, isso te enche de motivação", avaliou o treinador.
Desfalques e retornos para a final
Ambos os times têm desfalques para a final. O Atlético não conta com os lesionados Igor Rabello, Guilherme Arana, Allan, Hyoran e Alan Kardec.
Por outro lado, Hulk, artilheiro da equipe na temporada, está de volta, assim como Pavón. Ambos cumpriram suspensão na derrota para o Libertad.
No América, dois destaques do time são dúvidas para a final: o meia Benítez e o atacante Aloísio. O primeiro foi substituído com dores no joelho esquerdo contra o Peñarol, enquanto o segundo sequer foi relacionado devido a um desconforto muscular.
Um desfalque confirmado é o lateral-esquerdo Marlon, expulso na partida de ida. Éder, que ficou no banco de reservas no primeiro clássico da final, retorna ao sistema defensivo.
Atlético x América
Atlético
Everson; Saravia, Nathan (Jemerson), Maurício Lemos e Rubens (Dodô); Otávio, Pedrinho (Edenilson ou Pavón), Patrick e Zaracho; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
América
Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana (Ricardo Silva), Éder e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez (Martínez); Matheusinho (Everaldo), Felipe Azevedo e Mastriani (Aloísio ou Wellington Paulista)
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: volta da final do Campeonato Mineiro
Data e horário: 9/4/2023, às 16h30
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Transmissão: Globo Minas, SporTV, Premiere, Globoplay e tempo real do Superesportes