2

Com trono, coroa e ídolos, Santos realiza diversas homenagens a Pelé

Foi realizado um show de luzes no estádio. No gramado, formou-se a assinatura do ex-jogador, uma coroa e "1940-infinito"

14/01/2023 21:10
compartilhe

Santos homenageou o Rei Pelé no primeiro jogo da temporada
foto: Divulgação/Santos

Santos homenageou o Rei Pelé no primeiro jogo da temporada

O Santos organizou uma grande homenagem a Pelé neste sábado, na Vila Belmiro, antes de enfrentar o Mirassol, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

 

Foi realizado um show de luzes no estádio. No gramado, formou-se a assinatura do ex-jogador, uma coroa e "1940-infinito". No meio de campo foi colocado um trono. Os ex-jogadores Lima, Clodoaldo, Edu e Manoel Maria levaram uma coroa até o trono. Na sequência, duas grandes fotos do craque foram estendidas.

 

Antes da bola rolar, a torcida ainda estendeu uma faixa com os dizeres "Viva o Rei" e "Pelé Eterno". Por fim, milhares de bexigas brancas voaram pelo Urbano Caldeira.

 

A esposa de Edson Arantes do Nascimento, Márcia Aoki, marcou presença na Vila Belmiro e foi saudada com uma grande salva de palmas.

 

O elenco, por sua vez, entrou em campo com o uniforme e numeração totalmente especiais e voltadas ao Rei. Todos os atletas usaram nas costas um cálculo que levasse ao número 10, enquanto a parte inferior da camisa contou uma mensagem de agradecimento ao ídolo em diversos idiomas, incluindo, yorubá, dinamarquês, japonês e árabe.

 

Alguns jogadores, como o goleiro João Paulo, tiveram sua numeração modificada, para atingir o número eternizado por Pelé. O arqueiro vestiu a 37 e, somando os dois números, dando o 10. Seu número habitual é o 34. Já o centroavante Marcos Leonardo, manteve a 9 nas costas, mas foi adicionado o número 1 ao lado.

 

E para fazer uma alusão à camisa branca santista, que ficou mundialmente famosa nos anos 50 e 60, todos os patrocinadores e o fornecedor de material esportivo foram estampados na cor branca.

 

Além disso, aos 10 minutos do primeiro tempo, houve uma paralisação na partida para uma salva de palmas para o ídolo santista e brasileiro.

 

A festa foi organizada em conjunto com a Federação Paulista de Futebol. O presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, inclusive, falou sobre as homenagens.

 

"O Campeonato Paulista é a competição que Pelé mais atuou e onde mais marcou gols na história. Aqui foi a casa do Rei e este é um dos nossos maiores orgulhos. Homenageá-lo de toda forma possível é um prazer para a Federação Paulista de Futebol. Apenas temos de agradecê-lo por tudo o que fez pelo futebol paulista, brasileiro e mundial" afirmou.

 

Maior ídolo da história do Peixe, Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

O velório do Rei foi realizado na Vila Belmiro, sua segunda casa. Foram 24 horas de cerimônia e mais de 250 mil fãs passaram pelo estádio, além de familiares, amigos e autoridades.

 

Pelé vestiu a camisa do Alvinegro Praiano por 18 anos. Foram 1116 apresentações com 1091 gols marcados. Ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 bolas na rede. 


Compartilhe