2

Santos revê Rafael Cabral no Cruzeiro anos depois de Sampaoli impedir volta

Revelado nas categorias de base do peixe, goleiro é um dos principais nomes da posição na história do clube. Hoje, ele defende o Cruzeiro

04/05/2023 06:00 / atualizado em 03/05/2023 23:25
compartilhe
Aos 32 anos, Rafael Cabral é uma das lideranças do atual time do Cruzeiro
foto: Divulgação/Cruzeiro

Aos 32 anos, Rafael Cabral é uma das lideranças do atual time do Cruzeiro

No próximo sábado (6), às 16h (horário de Brasília), o Santos vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, no estádio Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Para voltar da capital mineira com mais três pontos na bagagem, o peixe terá que superar um dos maiores goleiros da sua história. Revelado nas categorias de base do clube, Rafael Cabral irá atuar pela primeira vez contra a ex-equipe.

No Cruzeiro desde janeiro de 2022 depois de oito anos e meio no futebol europeu, Rafael Cabral sempre teve o seu nome lembrado pela torcida santista. O retorno do goleiro esteve perto de acontecer no início de 2019. Segundo apurou o Superesportes, a negociação não se concretizou porque o técnico Jorge Sampaoli preferiu a contratação de Everson -- hoje no Atlético-MG

- Em 2018 nós tentamos a contratação. Conversamos com ele e o estafe dele. O Rafael sempre teve muito carinho pelo Santos. O problema naquele ano foi que o Napoli pediu um valor alto para liberá-lo. Em 2019, tínhamos o Vanderlei e o Vladimir, mas o Sampaoli queria um novo goleiro. Oferecemos o Rafael, mas ele insistiu em alguém para a posição que usasse bem os pés. Foi então que contratamos o Everson, do Ceará -, diz o ex-presidente do clube José Carlos Peres.


Santos não tinha dinheiro para repatriar Rafael Cabral


Apesar da identificação com o clube, essas foram as únicas vezes que o retorno de Rafael Cabral foi realmente cogitado na Vila Belmiro.

Rafael Cabral foi peça importante nas conquistas do Santos entre os anos de 2011 e 2013
foto: Ivan Storti/Santos FC

Rafael Cabral foi peça importante nas conquistas do Santos entre os anos de 2011 e 2013



Antecessor de Peres, Modesto Roma Júnior, mandatário santista entre 2015 e 2017, relembra que na sua gestão Rafael Cabral vivia um ótimo momento no futebol italiano e o clube não tinha condições financeiras para pensar na sua volta.

- Não tentamos a contratação dele. O Rafael tinha saído há pouco tempo do Santos e estava bem no Napoli [Itália]. Fizemos a aposta no Vanderlei, que veio do Coritiba, para o lugar do Aranha, e acho que fomos bem na escolha. O Vladimir também estava em boa fase na época. Era um bom reserva. Além disso, nós nem tínhamos dinheiro para tentar repatriar o Rafael naquele momento -, diz o também ex-presidente do Santos, que administrou o clube entre 2015 e 2017.

Com João Paulo já consolidado na posição e dono da braçadeira de capitão, Andres Rueda, atual mandatário santista, nunca tratou de uma possível volta de Rafael Cabral.

Nem mesmo quando o jogador estava em negociações para retornar ao Brasil após três anos no Reading, da Inglaterra.

Rafael teve atuação histórica contra o América, em Guadalajara


Eternizado no muro do CT Rei Pelé, Rafael Cabral foi peça fundamental na conquista do tricampeonato da Libertadores do Santos, em 2011. Com a camisa 1 alvinegra, ele ainda levantou dois títulos do Campeonato Paulista, em 2011 e 2012, e uma Recopa Sul-Americana, em 2012. O goleiro também fez parte do elenco campeão estadual e da Copa do Brasil, ambos em 2010.

Um dos momentos mais emblemáticos de Rafael Cabral com o Santos foi a sua atuação diante do América do México, em Guadalajara, no confronto de volta das oitavas de final da Libertadores de 2011. Na ocasião, o goleiro teve uma atuação brilhante, segurou o empate sem gols e garantiu a classificação santista por conta da vitória na Vila Belmiro, no duelo de ida, por 1 a 0.

Adversários no sábado, Rafael é um dos ídolos de João Paulo


As conquistas com a camisa do Santos tornaram Rafael Cabral a inspiração para João Paulo embaixo das traves. O atual goleiro titular do peixe não esconde a admiração pelo jogador do Cruzeiro.

Atual goleiro titular do Santos, João Paulo é fã de Rafael Cabral
foto: Reprodução/Instagram

Atual goleiro titular do Santos, João Paulo é fã de Rafael Cabral



Rafael Cabral sempre se declarou ao Santos


As boas partidas somadas aos títulos fizeram de Rafael Cabral um goleiro muito querido entre os torcedores. E ele faz questão de cultivar essa boa relação. No aniversário de 110 anos de fundação do Santos, em 14 de abril de 2022, o jogador, já contratado pelo Cruzeiro, usou as suas redes sociais para parabenizar o peixe e demonstrar todo o seu orgulho pela história construída na Vila Belmiro.

- Peço licença ao Cruzeiro e a todos os nossos torcedores, mas uma coisa que aprendi na vida é ser grato e reconhecer quem, de alguma forma, fez alguma diferença na minha vida. E, com muito respeito, não posso deixar de parabenizar o Santos pelos seus 110 anos de história. É um orgulho fazer parte da história desse grande clube, que me recebeu com 16 anos de idade. O Santos me formou como homem e atleta. Confiou no meu trabalho e me deu a oportunidade de realizar o sonho de ser um goleiro profissional -, escreveu ele na ocasião.

- Foram seis anos nesse clube. Três anos nas categorias de base e três como profissional com seis títulos conquistados, vários prêmios individuais e convocações para seleção brasileira. Obrigado por tudo, Santos! -, completou.

Rafael Cabral foi o goleiro na conquista do tricampeonato da Libertadores pelo Santos, em 2011
foto: Ivan Storti/Santos FC

Rafael Cabral foi o goleiro na conquista do tricampeonato da Libertadores pelo Santos, em 2011



Capitão da equipe do Cruzeiro, Rafael Cabral recebeu algumas críticas da torcida mineira no início do ano em razão de algumas falhas no Estadual, mas recuperou a confiança com boas atuações.
Compartilhe