2

O que o Sport precisa para conquistar o acesso à Série A?

Leão enfrenta o Vila Nova no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, neste domingo (6/11), às 18h30, em partida válida pela 38ª rodada da Série B

04/11/2022 20:13
compartilhe
O Sport precisa de um milagre para retornar à elite do futebol brasileiro
foto: Rafael Bandeira/Sport Recife

O Sport precisa de um milagre para retornar à elite do futebol brasileiro


O Sport duela com o Vila Nova neste domingo (6/11), às 18h30, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, em Goiânia, pela 38ª rodada da Série B do Brasileirão. Na última partida do torneio, o Leão tem chances mínimas de conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro.

Segundo cálculos do departamento de matemática da UFMG, o Sport tem 0,046% de chances de retornar ao Brasileirão. Na sexta posição da Série B, o Leão tem 56 pontos, um a menos que o Ituano, primeiro clube fora do G4, e três em relação a Bahia e Vasco, equipes que estão em terceiro e quarto, respectivamente. 

Com esta diferença de pontos e um confronto direto entre Ituano e Vasco, o Sport só consegue subir em caso de placares extensos. Para retornar à Série A, o Leão deve vencer, o Bahia tem que perder e a diferença de sete gols de saldo deve ser retirada.

Por exemplo, para retornar ao Brasileirão nesta 38ª rodada, o Sport tem que bater o rival goiano por 4 a 0, e o Bahia deve ser batido pelo CRB por 3 a 0. Desta forma, o critério de desempate utilizado seria o número de expulsões e o time pernambucano recebeu menos cartões vermelhos durante o torneio. 

Porém, se fizer o quinto gol e vencer por 5 a 0, tirando oito gols de saldo, o Sport evita esta situação, isto se o Bahia perder por 3 a 0.

O adversário do Leão é o Vila Nova, dono da 13ª posição na Série B. Com 46 pontos, o clube goiano não tem grandes ambições nesta última rodada. Porém, jogando diante do seu torcedor, o Vila pode subir duas posições na tabela em caso de vitória. Se for derrotado, a equipe pode terminar a competição até na 15ª colocação. 


Compartilhe