2

Vasco tenta evitar saída precoce de Andrey e busca solução com CBF

Convocado para a Copa do Mundo sub-20, o volante Andrey pode ter apenas mais três jogos pelo Vasco antes de voltar ao Chelsea

03/05/2023 06:00 / atualizado em 03/05/2023 01:22
compartilhe
Andrey Santos pode ter apenas mais três jogos pelo Vasco
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Andrey Santos pode ter apenas mais três jogos pelo Vasco

A segunda passagem de Andrey Santos pelo Vasco pode estar mais perto do fim do que aparenta. Depois de ser vendido ao Chelsea no começo de 2023, ele voltou ao clube em março por empréstimo até o fim de junho.

No entanto, como está convocado para a Copa do Mundo Sub-20 pela seleção brasileira, pode ter um número reduzido de jogos pelo Vasco até lá. O cruz-maltino tenta buscar uma solução com a CBF, mas o Superesportes apurou que não vai ser fácil.

Pelo planejamento da CBF, os jogadores convocados para o Mundial Sub-20 devem se apresentar na próxima segunda-feira (8) para iniciar a preparação para a competição. A Copa do Mundo acontece na Argentina a partir do dia 20. Caso o Brasil avance até a final, Andrey Santos ficaria fora até o dia 11 de junho, data da decisão.
 

Vasco vai tentar adiar apresentação de Andrey


O Vasco vai tentar adiar a apresentação de Andrey Santos para a seleção brasileira. Até o momento, a CBF não recebeu nenhuma comunicação oficial do clube, mas este é o desejo do cruz-maltino, que também teve Marlon Gomes convocado. Assim, o volante poderia, talvez, atuar contra o Coritiba, dia 11, e o Santos, dia 14. A delegação brasileira deve embarcar para a Argentina no dia 16. 

No entanto, a comissão técnica da seleção brasileira deseja contar com todos os convocados o mais breve possível. O período de preparação é considerado curto e Ramon Menezes quer ter o elenco completo desde o começo. Vale ressaltar que o treinador já não conta com nomes importantes da categoria, como Endrick, do Palmeiras, pela falta de liberação dos clubes. 
Andrey Santos em ação pela seleção brasileira sub-20, em janeiro
foto: Rafael Ribeiro/CBF

Andrey Santos em ação pela seleção brasileira sub-20, em janeiro

 

Andrey pode ter mais três jogos pelo Vasco 

 
Caso a CBF não libere Andrey Santos para se apresentar depois, o volante só teria o clássico contra o Fluminense, no sábado (6), antes da Copa do Mundo. E, se o Brasil for até a final, o Vasco só teria mais dois jogos depois da decisão até o fim de junho. Isto porque no próximo mês ainda há uma Data Fifa no meio do caminho, quando o Campeonato Brasileiro para. Assim, Andrey só poderia jogar contra Goiás e Cuiabá antes de voltar ao Chelsea.

Dessa forma, se, de fato, a CBF não liberar Andrey Santos para se apresentar depois e a seleção for até a final, o volante perderia os seguintes jogos: Coritiba, Santos, São Paulo, Fortaleza, Flamengo e Inter, todos pelo Campeonato Brasileiro. 

Andrey Santos é homem de confiança no elenco de Ramon Menezes. O volante foi o capitão, artilheiro e um dos destaques no título do Sul-Americano Sub-20, no começo de 2023, na Colômbia. Em seguida, como técnico interino da seleção principal, Ramon também convocou Andrey para o amistoso contra o Marrocos, no fim de março. 
 
 

Andrey no Vasco: Chelsea colocou Mundial como exigência 


A participação de Andrey Santos no Mundial Sub-20 foi uma das condições impostas pelo Chelsea para emprestar o jogador ao Vasco. O Palmeiras, que também tentava a contratação do volante, desistiu do negócio por essa exigência. O clube inglês precisou emprestar o jovem após não conseguir o visto de trabalho para o garoto poder atuar no país.

No entanto, apesar de ter sido grande destaque do Vasco na campanha do acesso em 2022, Andrey Santos teve um retorno discreto ao time. Logo no seu primeiro jogo, teve uma grande exibição na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, pelo Carioca. Depois, teve atuações irregulares, inclusive sendo criticado por parte da torcida. Até aqui, foram sete jogos e um gol marcado nesta segunda passagem, que pode acabar com apenas dez jogos.

Compartilhe