2

Vasco: como playoff da Sul-Americana pode ter ajudado o clube no Brasileiro

Na busca por um novo técnico, Vasco foi beneficiado por conflitos de datas de competições da Conmebol e da CBF

05/07/2023 08:30 / atualizado em 05/07/2023 01:40
compartilhe
Vasco vai ficar longo período sem jogos oficiais
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Vasco vai ficar longo período sem jogos oficiais


 
Vasco pode ter sido indiretamente "beneficiado" pela participação de dois clubes brasileiros na Copa Sul-Americana. Em meio a procura por um treinador para o time e na briga para sair da crise e da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o adiamento de uma partida vai fazer o Cruz-Maltino ficar até 15 dias sem jogos oficiais. 
 

Com América-MG e Corinthians nos playoffs da Copa Sul-Americana, a CBF adiou o jogo entre Vasco e o Coelho, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, que estava marcado para o dia 15 de julho. Isso porque a Conmebol marcou o jogo das eliminatórias da Sul-Americana para o mesmo meio de semana em que o time mineiro iria encarar o Timão pela Copa do Brasil.

Assim, pelo calendário apertado da Copa do Brasil, a CBF preferiu marcar o jogo de volta entre América-MG e Corinthians para o dia 15 de julho, na Neo Química Arena, adiando a partida do Vasco que estava marcada para o mesmo dia. O confronto entre o Cruz-Maltino e o Coelho ainda não tem data para acontecer e é possível que só aconteça só durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Dessa forma, depois de encarar o Cruzeiro, em São Januário, no próximo sábado (8), o Vasco só volta a campo no final de semana dos dias 22 e 23 de julho, contra o Athletico-PR, também em São Januário, em data a ser confirmada. Assim, serão 15 dias entre um jogo e outro.
 
 

A depender de quando o futuro treinador do Vasco chegar, o novo profissional pode ter praticamente uma intertemporada em pleno mês de julho para preparar o time para a sequência do Campeonato Brasileiro. Tratando-se do começo de um novo trabalho, o período pode ser fundamental para o Vasco na luta contra o rebaixamento. 

Vasco: como está a busca por treinador


Há 13 dias sem um treinador efetivo, o Vasco segue com Willian Batista, técnico do sub-20, como interino no comando do time principal. Na última semana, depois da partida contra o Cuiabá, o diretor de futebol Paulo Bracks confirmou que Batista ficaram no cargo para o clássico com o Botafogo, no último domingo, mas não colocou um prazo para a chegada do novo profissional que vai comandar o time na luta contra o rebaixamento.

O Vasco trata a escolha pelo novo treinador com cautela, analisando nomes que podem chegar no clube e "assumir a bronca" de tirar a equipe do Z-4. Atualmente, o Cruz-Maltino é o 18º colocado, com nove pontos em 13 jogos - três pontos a menos que o Corinthians, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Mas o objetivo do clube é tentar fechar com o treinador até o fim desta semana. Para isso, o diretor de futebol Paulo Bracks está em São Paulo para tentar agilizar as negociações.
 
De acordo com o "GE", o Vasco tem três nomes entre as opções, Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro e que está no Valladolid, da Espanha, Rogério Ceni e Roger Machado, ambos sem clube. O uruguaio seria o favorito dos dirigentes ligados a 777 Partners. Mas a negociação para tirar o técnico do clube europeu pode ser complicada. Assim, os brasileiros surgiram como alternativas. Entre os dois, Ceni seria a prioridade.

Compartilhe