2

Vasco: como posição virou dor de cabeça no time para sequência da temporada

Suspensão de Lucas Piton expõe problema que o Vasco tem na lateral esquerda para a sequência de 2023

04/07/2023 10:00 / atualizado em 05/07/2023 01:35
compartilhe
William Batista pode precisar improvisar jogador na lateral
foto: Daniel Ramalho

William Batista pode precisar improvisar jogador na lateral


 
A lateral esquerda virou uma dor de cabeça no Vasco para a sequência da temporada. um exemplo disso é o problema que o clube tem para a partida contra o Cruzeiro, no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.
 
Com Lucas Piton suspenso, o interino William Batista pode precisar apelar para um garoto ou "improvisar" na posição.

Na derrota para o Botafogo, no último domingo, o lateral-esquerdo Lucas Piton recebeu o terceiro cartão amarelo. Assim, ele desfalca o Vasco contra o Cruzeiro. Titular absoluto do time, ele atuou em todas as partidas do Campeonato Brasileiro até aqui. Além disso, só foi substituído uma vez, no fim da vitória sobre o Atlético-MG, na primeira rodada da competição. 

Apenas o zagueiro Léo, o goleiro Léo Jardim atuaram mais do que Lucas Piton no Campeonato Brasileiro. Os dois foram titulares em todos jogos e ainda não foram substituídos na competição.
 
 
 

As opções do Vasco para a lateral 

 
Sem Lucas Piton, o Vasco tem, agora, dois outros laterais que atuam pelo lado esquerdo na elenco. Isso porquê na última semana o clube se despediu de Paulo Victor, que era o reserva imediato de Piton. Ele estava emprestado pelo Inter e os clubes não chegaram a um acordo pelo renovação do vínculo. O time carioca tentou estender o contrato até o fim do ano, mas os gaúchos não aceitaram um novo empréstimo e só queria negociar em definitivo. Assim, PV voltou ao Colorado.

Dessa forma, o Vasco tem como opções de laterais-esquerdos de ofício os garotos Riquelme e Matheus Julião, ambos de 20 anos. O primeiro está na equipe principal do Vasco desde 2021. No entanto, Riquelme não atua há quase um ano. Em 19 de julho de 2022, ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, durante uma partida contra o Ituano, pela Série B, e precisou passar por cirurgia.

Riquelme já está recuperado do procedimento e há cerca de dois meses voltou a treinar no gramado e com bola. Ele também já realizou alguns treinos com o elenco, mas ainda não foi nem sequer relacionado para alguma partida nesta temporada. 
 
 
Já Matheus Julião, apesar de ter estreado como profissional no Carioca deste ano, ainda atua pelo time sub-20. Ele, inclusive, é capitão e um dos destaques do time. O garoto já participou de treinos no profissional, mas ainda não subiu em definitivo para a equipe principal.

Outra opção do Vasco seria improvisar o zagueiro Léo. Lateral-esquerdo de origem, ele só passou a atuar na zaga quando estava no São Paulo, em 2020. Ele chegou no tricolor ainda como lateral, em 2019, mas passou a ser utilizado como zagueiro no ano seguinte, sob o comando de Fernando Diniz. No Vasco, ele ainda não exerceu a função de lateral. 

Vale ressaltar que, com a janela de transferências aberta e após perder Paulo Victor, o Vasco deve procurar um lateral-esquerdo para compor o elenco. Lucas Piton foi um dos maiores investimentos do começo do ano e é considerado titular absoluto.

Compartilhe